Conforto, segurança e convivência: as novas prioridades da população 50+ ao escolher um lar

O público maduro, que já representa quase um terço da população paulista, busca imóveis com infraestrutura para a longevidade e localização estratégica

A cada dia, o mercado imobiliário é mais impactado pela crescente demanda de pessoas acima dos 50 anos, que, em busca de qualidade de vida e bem-estar, têm reavaliado suas necessidades ao escolher um novo lar. Dados do IBGE indicam que, entre 2010 e 2022, a população paulista com 50 anos ou mais cresceu 31%, representando atualmente 29,9% dos moradores do estado. Essa mudança demográfica já reflete nas preferências de consumo e no comportamento do setor imobiliário.

De acordo com a pesquisa Brasil Prateado, desenvolvida pelo hub de inovação data8, a economia prateada, que abrange todas as atividades voltadas ao atendimento das necessidades desse público, movimentou R$1,8 trilhão em 2024, correspondendo a 24% do consumo privado no Brasil. As projeções são ainda mais significativas: até 2044, estima-se que o consumo desse grupo chegará a R$3,8 trilhões, representando 35% do total nacional.

No que diz respeito à moradia, um dado revela que 28% do orçamento mensal dos consumidores 50+ é destinado ao setor habitacional, evidenciando a crescente disposição desse público em investir em imóveis que ofereçam não apenas conforto e segurança, mas também qualidade de vida e bem-estar.

A nova busca por qualidade de vida

Para Rafael Batista, Diretor de Incorporação da Perplan, a demanda desse público é clara: “Os clientes 50+ procuram imóveis que ofereçam mais do que o básico. Eles buscam independência, mas sem abrir mão do acolhimento, da mobilidade e de espaços para socialização. O conceito de um lar está evoluindo para ser um local de convivência, saúde e bem-estar em todas as fases da vida.”

Esse perfil exigente valoriza imóveis com plantas funcionais, menos barreiras arquitetônicas e segurança reforçada, além de uma infraestrutura que favoreça a convivência e a autonomia. Muitos desses consumidores estão no que é chamado de “ninho vazio”, após a saída dos filhos de casa, o que os leva a reavaliar o espaço onde vivem. Além disso, a preparação para uma aposentadoria ativa, com foco no lazer, saúde e vida social, também exerce grande influência nas suas escolhas.

Imóveis para as necessidades da longevidade

Segundo Batista, cerca de 32% dos clientes da Perplan Incorporação são da faixa etária 50+, e essa presença tem moldado a forma como os empreendimentos são desenvolvidos. “Temos investido em projetos que atendem especificamente a esse público, com boa ventilação, ambientes integrados e infraestrutura completa nos condomínios, incluindo espaços como academias, salão gourmet, áreas verdes e até o ‘espaço confraria’, destinado a promover o convívio social”, destaca o diretor.

Outro fator importante na escolha do imóvel é a localização. A proximidade de centros urbanos e a facilidade de acesso a serviços essenciais como saúde, transporte e comércio são decisivas. “Para o público 50+, morar em um bairro bem conectado, com fácil acesso a tudo, contribui para a autonomia e o bem-estar, que são altamente valorizados por esse perfil de comprador”, complementa.

O lar como espaço para a nova fase da vida

Para o consumidor 50+, o imóvel vai além de uma simples residência. Ele é um reflexo de uma nova etapa de vida, marcada pela busca por paz, saúde e socialização. “Quem já criou filhos, construiu uma carreira e agora planeja como quer viver seus próximos anos tem uma visão clara do que deseja em um lar. Esse público é muito atento aos detalhes e as empresas que entendem suas necessidades saem na frente”, conclui Batista.

*Fonte pesquisa: https://data8.com.br/wp-content/uploads/2025/05/Brasil-Prateado-INSIGHT_01.pdf