Versatilidade não impede os mínimos cuidados com um piso tão delicado
O porcelanato é um tipo de revestimento que pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas, devido à sua característica de ter baixa absorção da água e ser altamente resistente à abrasão. Atualmente ele é um dos pisos mais “queridinhos” da reforma, e é possível encontrá-lo em diversas opções, como polidos, acetinados, antiderrapantes etc.
Apesar da limpeza e dos cuidados com esse tipo de piso serem fáceis, isso não significa que possam ser feito de qualquer jeito, principalmente porque esse é um revestimento bastante delicado! Quando cuidado adequadamente, prolonga sua vida útil e deixa a casa brilhante e bem-arrumada, permanecendo com a sensação de limpeza por muito mais tempo. O primeiro passo é saber que existe uma diferença entre a faxina comum (a do dia a dia), e a limpeza pós-construção. Confira algumas dicas dadas pela especialista Cristiane Ayres, Gerente de P&D da Casa KM.
No dia a dia:
Varrer o piso com uma vassoura de pelos ou utilizar o aspirador de pó é essencial para evitar que o piso fique arranhado.
Utilize produtos específicos para o tipo de piso, como o limpador Brilho Fácil Cuidados Especiais Porcelanatos e Cerâmicas, da Casa KM, desenvolvido especialmente para os cuidados com esses dois tipos de piso.
Depois de passar o pano com os produtos no chão, finalize com um pano seco para evitar a formação de eventuais manchas. Lembre-se de aplicar o produto no pano e não diretamente no chão, pois poderá causar manchas. Na dúvida, leia sempre o rótulo dos produtos.
No pós-obra:
Remova a poeira com um pano seco e aplique uma esponja umedecida, limpando o porcelanato.
No caso de manchas e respingos de tinta podem ser utilizados produtos removedores de tinta, tomando muito cuidado para que não permaneçam muito tempo no piso.
Aplique um produto de limpeza específico para porcelanatos, como o limpador Brilho Fácil Cuidados Especiais Porcelanatos e Cerâmica — e após sete dias do rejunte, aplique novamente.
Evite o uso de produtos que contenham flúor, hidróxidos de potássio e sódio por mais de 10 minutos no chão. Apesar de alguns serem componentes básicos da limpeza — como em cera, sabão em pó e água sanitária —, se ficarem muito tempo parados em cima do porcelanato podem danificá-lo.