Biografia escrita pela sueca Leonie Frieda questiona julgamento equivocado e preconceituoso de um dos personagens mais importantes do século XVI

A editora Planeta lança a biografia de Catarina de Médici, uma das mulheres mais notáveis da história mundial. Escrita pela escritora sueca Leonie Frieda, a obra foi best-seller nos Estados Unidos e na Inglaterra, país onde a autora cresceu. Além de detalhes sobre a vida pessoal da rainha, Catarina de Médici mostra também aspectos da França daquela época, de nobres depravados, assassinatos e vinganças de todo o tipo, até o constante conflito entre católicos e protestantes.

Um dos poucos títulos sobre a rainha publicados no Brasil, o livro equilibra as diferentes opiniões a respeito da personalidade de Catarina. Para além do ponto de vista que a considera má ou vítima de suas terríveis circunstâncias, a história contada por Leonie a destaca como uma sobrevivente corajosa e um produto de seu tempo. O fio condutor da narrativa ressalta “a vida, o caráter, as contradições, as paixões, as forças, as fraquezas e a pura fibra dessa mulher incomparável”.

A autora corrige o viés histórico quase inteiramente anti-Catarina, que é muitas vezes retratada como uma mulher sem escrúpulos, para apresentar características da rainha até então pouco exploradas. Espirituosa, a rainha usava sua força de vontade e inteligência formidáveis para superar presentes infortúnios. Ao reconhecer sua impopularidade decidiu cultivar, desde jovem, boas relações com as pessoas mais importantes da corte.

Baseada em uma extensa pesquisa da autora, que investigou mais de mil cartas e documentos, a obra apresenta Catarina como uma política competente e estrategista que soube restaurar a paz na França durante tempos turbulentos. A biografia também relata os eventos que levaram ao massacre de São Bartolomeu, cuja descrição dramática de Leonie dos fatos transporta o leitor para o século XVI.

Nascida na Itália e orfã na infância, Catarina era a única legítima herdeira da fortuna da família. Aos 14 anos, casou com o rei francês Henrique II, mas vivia sendo humilhada pela amante do marido. Após a morte do rei em um duelo, Catarina virou rainha regente no reinado do filho mais velho, que viria a falecer também. Ela manteve o poder quando os outros filhos assumiram o trono.

SOBRE A AUTORA

Leonie Frieda nasceu na Suécia, mas cresceu e foi educada na Inglaterra. Poliglota, fala cinco línguas e faz parte do Institute of Linguists, em Londres, cidade onde mora com seus dois filhos. O livro Catarina de Médici nasceu de seu longo interesse pela rainha francesa. Desde o sucesso deste livro, vem se dedicando a escrever outras biografias de personagens históricos.

FICHA TÉCNICA

Catarina de Médici
Autor: Leoni Frieda
528 páginas
R$ 89,90