Passar o fio dental é tão importante quanto escovar os dentes, saiba os benefícios do item para a saúde bucal e seu uso correto
Apesar de muitas pessoas ainda tratarem o uso do fio dental como item complementar, ele é essencial porque ajuda a eliminar restos de alimentos em lugares que a escova não alcança, diminuindo os riscos de inflamações na gengiva, cárie, placa bacteriana e tártaro.
Para ajudar os brasileiros a inserir o uso do fio dental na rotina, a Drª. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM , marca americana de cuidado bucal, esclarece algumas dúvidas:
O que acontece quando não uso o fio?
Ao deixar de usar o fio dental diariamente, a pessoa deixa de limpar partes do dente que não são alcançadas pela escova, acumulando placa bacteriana que pode causar inflamação na gengiva e tártaro.
É necessário passar o fio três vezes ao dia igual à escovação?
Não, o fio dental pode ser utilizado apenas uma vez ao dia, o mais recomendado é utilizar logo após escovar os dentes durante a noite. “Quando estamos dormindo o fluxo de saliva é menor, o que facilita a formação de placa bacteriana”, explica.
Existe técnica certa para passar o fio entre os dentes?
Ao usar o fio dental deve-se utilizar cerca de 40 cm enrolado entre os dedos indicadores e deslizar suavemente entre os dentes. Outra opção é utilizar o fio dental com haste, prático para usar no dia a dia e eficaz na limpeza interdental. Para usar o fio dental com haste basta segurar em uma das pontas e passar a parte com fio entre cada um dos dentes.
Uso aparelho ortodôntico, como passar o fio entre os dentes e braquetes?
“Para pacientes em tratamento ortodôntico sempre indicamos a utilização de itens como passa fio, fio dental ortodôntico, escovas interdentais ou palitos siliconados que são específicos para a higiene completa dos dentes e dos braquetes. Lembrando que a higiene bucal é um fator essencial para o progresso do tratamento ortodôntico”, informa.
Existem outras opções além do fio dental tradicional?
Sim, como mencionado anteriormente, já existem alguns itens mais práticos como o fio dental com haste ou palitos interdentais siliconados. Para usá-los, basta segurar o item pelo cabo e passar entre os dentes, sem a necessidade de colocar a mão diretamente na parte que entrará em contato com os dentes.
Sugestão de produtos alternativos ao fio dental tradicional
Flosser GUM- Fio dental com cabo
O fio dental com cabo da GUM tem como diferencial a Vitamina “E” e o Flúor, que trazem mais benefícios para a saúde da gengiva. O formato ergonômico também facilita o alcance de espaços de difícil acesso de modo mais prático do que o fio dental tradicional. Além de ter sabor menta.
Soft-Picks GUM – palitos interdentais
Os Soft-Picks auxiliam a eliminar bactérias e restos de alimentos entre os dentes, contribuindo para manter o sorriso saudável e livre de inflamações, como a gengivite. Estão disponíveis em embalagem com 15 unidades e 40 unidades, incluso