Farmácia de manipulação conta os benefícios desse medicamento
Entre os anos de 2013 e 2015, segundo dados do Ministério da Saúde, a busca por medicamentos fitoterápicos cresceu 161%. E não para por aí, com a busca cada vez maior, somente no ano passado, o ministério precisou investir R﹩ 7,9 milhões em projetos para melhorar o acesso da população para essa opção de remédio, por meio da estruturação de Farmácias Vivas, que incentiva a fitoterapia.
Tal aumento é resultado de uma geração que está cada vez mais consciente em relação ao que consomem e suas consequências. Assim como muitos estão aderindo à vida com uma alimentação mais equilibrada, rotina de exercícios físicos e uso de cosméticos mais naturais, a procura por medicamentos ou mesmo suplementos com menos substâncias que podem ter reações negativas, também está crescendo, e é nesse ponto que entra os xaropes fitoterápicos.
Para Fernanda Magalhães, coordenadora comercial da A Fórmula, Farmácia de Manipulação, o uso desse tipo de xarope pode ser uma boa escolha. “Por utilizar princípios ativos extraídos de plantas, além de uma boa opção a depender do perfil do paciente e do objetivo/patologia, eles são mais naturais e saudáveis”.
Esse tipo de medicamento já existe há um tempo, mas mesmo assim, ainda é uma novidade para muitas famílias. Por não haver muitas notícias e propagandas sobre o xarope fitoterápico, seus benefícios ainda são desconhecidos pela maioria.
“Sua principal diferença entre os xaropes tradicionais é que eles são formulados por meio da extração das matérias-primas selecionadas de vegetais para tratar gripes, resfriados e até mesmo afecções respiratórias”, explica Fernanda.
Na A Fórmula, a administração do xarope é simples, tanto para adultos quanto para crianças, dependendo de cada caso. Além disso, é respeitada a preferência de cada paciente, tendo uma variedade de veículos líquidos, como a base de mel ou xarope sem açúcar.
“Apesar de ser mais natural, é indicado o uso junto com um acompanhamento médico para resultados mais eficientes. Acredito que o melhor de tudo isso, são as variedades oferecidas para os pacientes, que podem escolher a opção que mais se encaixa ao seu estilo de vida e rotina”, finaliza.