Vitamina B12: confira a importância do nutriente para o organismo

Fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso central e dos glóbulos vermelhos do sangue, a vitamina B12 auxilia no metabolismo dos carboidratos e proteínas, contribuindo para a boa disposição física e mental

A vitamina B12 é um nutriente importante para o desenvolvimento do sistema nervoso central e dos glóbulos vermelhos do sangue, que auxilia no metabolismo dos carboidratos e proteínas, contribuindo para manter uma boa disposição física e mental. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a vitamina B12 é fundamental na prevenção de danos em relação ao fechamento do tubo neural e outros problemas neurológicos em bebês.

A principal fonte de alimentos em que é possível encontrá-la é de origem animal, em especial, as carnes. Os animais adquirem o nutriente essencial B12 por meio de uma relação simbiótica com bactérias dentro do corpo. Alguns alimentos fermentados possuem vitamina B12, extraída por meio das bactérias que causam fermentação, porém, na maioria dos casos, a quantidade existente não é suficiente. Por isso, para vegetarianos e veganos, é indicada a suplementação dessa vitamina para garantir uma dieta saudável e nutritiva.

“Como pode ser encontrada especialmente em alimentos de origem animal, a vitamina B12 geralmente é escassa na dieta. Algumas pessoas que sofrem com a sua deficiência podem apresentar fadiga, cansaço e exaustão profunda. Além disso, a deficiência de vitamina B12 também pode ocorrer por ingestão alimentar de baixa qualidade, consumo excessivo de álcool, ou devido a algumas condições de saúde como gastrite ou realização de procedimentos como a gastrectomia”, diz Mayara Stankevicius, nutricionista da Vitamine-se.

Outra importante constatação é a importância da vitamina B12 para grávidas. Durante a gestação, o feto absorve B12 por meio da placenta. Em casos de mães vegetarianas e veganas ou apenas com baixos níveis dessa vitamina, pode haver a manifestação de dificuldade de crescimento, irritabilidade e redução da capacidade cerebral do bebê. Mantê-la em bons níveis pode ajudar na prevenção de defeitos do tubo neural.

Adicionalmente, a deficiência de vitamina B12 também pode existir entre as crianças, principalmente naquelas com baixo consumo de alimentos de origem animal. Estudos recentes observaram baixas habilidades motoras, em comparação com crianças que possuíam níveis de B12 adequados.

“É sempre importante investir em nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo e mantê-los em dia em todas as fases da vida é uma ótima forma de evitar doenças e viver de forma saudável”, acrescenta a nutricionista da Vitamine-se.