Uma simples coceira pode ser sinal de propensão a varizes. Essas veias permanentemente dilatadas e tortuosas acabam surgindo por conta da dificuldade que o sangue encontra para retornar ao coração nos membros inferiores, causam desconforto e dor.
O cirurgião vascular Dr. Caio Focássio explica que os pacientes propensos a terem varizes podem sentir coceira na parte distal das pernas, em especial próximo aos tornozelos, porque os capilares sanguíneos acabam deixando passar hemácias para a pele, levando a reações desagradáveis. Outro problema comum também é surgir o eczema venoso, causado pelo mesmo motivo, que faz com que a pele fique seca, escamosa e com muita coceira.
“Muitas das pessoas que têm varizes têm a parte interior das pernas e dos pés mais escurecida, no que chamamos de dermatite ocre causada pela presença de sangue onde ele não deveria estar”, ensina. Para prevenir e minimizar os efeitos das varizes, o médico recomenda caminhar bastante, sempre usando meias elásticas prescritas pelo vascular, para que a musculatura ajude a aliviar a pressão nas veias e colabore com o retorno venoso para o coração. Diante da possibilidade do surgimento das varizes, o médico deve ser sempre consultado.
FONTE: Dr. Caio Focássio
https://www.drcaio.com.br
Instagram: @drcaiofocassiovascular