UNICEF e MSD lançam parceria para promoção da saúde integral da mulher no pré-natal, parto e puerpério nos municípios do Selo UNICEF

Parceria de três anos visa conscientizar gestores e profissionais da saúde, reforçando os direitos reprodutivos da mulher gestante e famílias.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a farmacêutica MSD lançaram oficialmente uma parceria para promover a saúde integral da mulher no pré-natal, parto e puerpério nos municípios do Selo UNICEF. O objetivo dessa parceria de três anos é conscientizar gestores e profissionais da saúde, reforçando os direitos reprodutivos da mulher gestante e famílias.

Com a parceria, 1,5 mil gestores e profissionais de saúde serão capacitados como forma de promover a saúde da mulher no pré-natal, parto e puerpério e reduzir taxas de mortalidade materna, beneficiando 1 mil unidades de saúde. Além disso, a parceria também beneficiará indiretamente 100 mil mulheres grávidas e crianças.

“É fundamental que as mulheres possam acessar uma assistência adequada de saúde durante o período de gestação, parto e pós-parto. Essa ainda não é a realidade para muitas mulheres. Por isso, é urgente garantir que todas as mulheres e adolescentes tenham acesso a serviços de saúde e que possam exercer plenamente seus direitos reprodutivos”, diz Luciana Phebo, chefe de saúde do UNICEF.

Essa parceria faz parte das contribuições da MSD para o UNICEF por meio do programa MSD para Mães*, que já chegou a mais de 20 milhões de mulheres em todo o mundo, das quais mais de 1,5 milhão foram impactadas em 12 países da América Latina e Caribe.

“Estivemos com o UNICEF Brasil para celebrarmos a nossa parceria e avançarmos, ainda mais, em nosso projeto MSD para Mães”, afirma Rodrigo Cruz, diretor-executivo de Relações Governamentais da MSD Brasil. “Esse é um projeto de suma importância, iniciado para combater dados alarmantes: no mundo, a cada dois minutos morre uma mulher em decorrência de problemas na gravidez, no parto ou após dar à luz, e a vida da criança e da família deixadas para trás é impactada com sérias complicações em relação a morte desta gestante, que poderiam ser evitadas”, finaliza o executivo.

Em termos de cuidados pré-natais, segundo o Ministério da Saúde, em 2019 uma grande parte das mulheres grávidas teve pelo menos sete consultas pré-natais: 72,4%, com variação substancial entre as diferentes unidades geográficas. Considerando as disparidades raciais, mais da metade (58,9%) das mulheres indígenas e 31,5% das mulheres negras tiveram menos de sete consultas de pré-natal.

O país vem apresentando um aumento da prevalência de sífilis e um aumento significativo nos casos de sífilis congênita entre 2010 e 2018. Este é um exemplo de um agravo prevenível por meio de uma triagem e tratamento adequado durante o pré-natal. Em 2019, o país registrou 61.127 casos de sífilis em gestantes (20,8 por 1.000 nascidos vivos) e 24.130 casos de sífilis congênita (8,2 por 1.000 nascidos vivos) em crianças de até um ano de idade. “Concretizar essa parceria entre o programa MSD para Mães e o UNICEF Brasil em benefício de milhares de gestantes que são atendidas pelo SUS reforça um objetivo comum de garantir que as mães brasileiras tenham uma gravidez segura e saudável. Como consequência, esperamos reduzir as taxas de mortalidade materna dos municípios participantes e ajudar na construção de um mundo em que nenhuma mãe morra ao dar à luz. Temos muito orgulho em ter essa parceria não apenas aqui no Brasil, mas também em outros países da região”, afirma Kleber Santos, diretor de Social Business Innovation da MSD para a América Latina.

O lançamento oficial da parceria foi realizado em São Paulo, por Santiago Garcia, diretor de parcerias corporativas e filantropia no Brasil, Kleber Santos, diretor de Social Business Innovation para a América Latina e Rodrigo Cruz, diretor-executivo de Relações Governamentais da MSD Brasil. Também estiveram presentes por parte da MSD, Alexandra Papini, gerente de Relações Institucionais, e Bruna Capucci, diretora de Comunicação; e por parte do UNICEF Brasil, Thiana Carvalho, gestora de parcerias corporativas, Mariana Sanches, oficial de marketing, e Stephanie Amaral.