O uso de proteção solar é ideal em qualquer época do ano, pois ajuda na proteção da pele contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol que ocorre o ano inteiro independentemente das estações do ano.
Segundo a dermatologista, Nancy Vanessa, o protetor solar é uma das etapas mais importantes do skincare. No entanto, no inverno, quando a incidência de raios solares é menor do que nas outras estações do ano, a proteção solar acaba sendo deixada de lado.
Em países tropicais como o Brasil, os índices de radiação UVA e UVB são altos em todas as épocas do ano, e o uso diário de protetor solar é fundamental para proteger contra os danos dessas radiações, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer da pele.
“Há pessoas que ligam a proteção solar a dias ensolarados de verão, utilizando-o somente nessa época. No entanto, mesmo na estação mais fria do ano, o sol ainda é prejudicial à pele se você não se proteger adequadamente”, explica a médica.
Segundo a dermatologista é importante lembrar de aplicar o protetor solar diariamente, o ano todo, é o primeiro cuidado antienvelhecimento e principal rotina de skincare para manter a saúde da pele. “Mesmo em dias nublados e chuvosos, o sol não deixa de emitir raios UVA e UVB, ainda que possa parecer escondido entre as nuvens, mesmo no inverno a radiação solar penetra em nossa pele, capaz de causar danos nas células do tecido”, ressalta.
A radiação solar pode causar inúmeros sinais na pele, como a flacidez, envelhecimento precoce e manchas, que podem surgir por meio da hiperpigmentação. Além disso, não usar o protetor solar pode piorar o melasma, mesmo que você passe a maior parte do seu tempo em casa.
“Em casos mais graves, os raios ultravioleta podem causar queimaduras, lesões e em longo prazo o câncer de pele. Sendo assim, ele é indispensável para sua rotina de cuidados e começar o seu dia, sem maiores problemas”, finaliza Nancy.