Outubro é um dos meses mais significativos para a Pantys, período em que a marca une sua preocupação com o bem-estar feminino à saúde das mulheres, incentivando o autoexame e a mamografia. Infelizmente, o câncer de mama é uma das doenças que mais atinge as mulheres atualmente. O número de casos no Brasil e no mundo aumenta a cada ano, portanto faz-se necessário inserir a prevenção no dia-a-dia.
Existem diversos fatores que aumentam o risco de se ter câncer de mama, entre eles estão casos da doença na família, tabagismo e obesidade. Outro ponto que é muito questionado sobre o assunto é a menopausa precoce, causada pela quimioterapia. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema, a Pantys convidou a Dra. Mariana Camargo G. Forghieri, cirurgiã das equipes de Ginecologia do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) e de Videolaparoscopia do HMMaternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha e Colaboradora do setor de Imunoginecologia da HCFMUSP. Confira:
Quais são os efeitos do câncer de mama nos hormônios femininos?
O tratamento do câncer de mama, na maioria das vezes, causa o bloqueio (transitório ou definitivo) dos hormônios femininos, levando a uma situação parecida à da pós-menopausa: calores, irritabilidade, desânimo e perda da libido.
Como a menstruação se comporta durante o câncer de mama?
A menstruação pode vir normalmente mesmo na vigência de um câncer de mama. Muitas vezes não há alteração alguma do ciclo menstrual.
Porque a mulher que menstrua mais cedo está mais propensa a ter câncer de mama?
Quando a mulher tem sua primeira menstruação, passa a ovular e os hormônios que são produzidos nos ovários podem atuar favorecendo o crescimento/desenvolvimento de um tumor. Além disso, nesse período há o desenvolvimento das glândulas mamárias. Então, quanto mais precoce é a menstruação, maior o tempo de exposição aos hormônios.
Quais sinais o corpo manifesta quando a mulher está com câncer de mama?
Pode haver perda de peso, mal-estar, modificação da arquitetura da mama pelo tumor, inchaço na mama e axila, dor local e saída de secreção pelo mamilo.
Por quais motivos a quimioterapia realizada durante o tratamento de câncer de mama pode causar a menopausa precoce?
A quimioterapia causa um bloqueio dos hormônios femininos para tentar impedir o crescimento do tumor – bloqueio que pode ser reversível ou não. Em alguns casos a mulher volta a ovular e os sintomas de menopausa desaparecem, em outros não.
É possível engravidar após o câncer de mama?
Sim, é possível engravidar naturalmente caso a menopausa química (causada pelo bloqueio dos hormônios na quimioterapia) seja reversível, ou seja, se a mulher voltar a menstruar.
Um conselho para as mulheres que estão passando pelo tratamento do câncer de mama:
Seja firme durante essa luta e acredite que irá ficar curada. Uma atitude positiva colabora para uma resposta positiva aos tratamentos. Pense que é um período que irá passar.
A Pantys continuará ressaltando, durante todos os meses, a importância do toque e do acompanhamento médico. Outro ponto importante é perguntar para a sua família se há casos da doença e, caso haja, realizar um acompanhamento com um mastologista de sua confiança desde cedo. Conheça-se! Olhe, toque e analise periodicamente os aspectos dos seios: textura da pele, volume e forma, ficando atenta às mudanças e possíveis transformações do seu corpo.
Lembre-se: o autoexame deve ser realizado mensalmente a partir dos vinte anos de idade.