Novembro Azul reforça os desafios da oncologia na luta contra o câncer de próstata

Brasil deve registrar mais de 71 mil novos casos da neoplasia, anualmente, até 2025. Somente no Estado de São Paulo são esperados cerca de 17 mil diagnósticos

Ganhando cada vez mais popularidade, a campanha Novembro Azul tem como principal objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A neoplasia é a segunda mais prevalente entre a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que o país registre em torno de 71 mil novos casos, anualmente, até 2025, correspondendo a um risco estimado de 67 casos a cada 100 mil homens. No Estado de São Paulo, a projeção é de 16 mil casos por ano.

Carlos Fruet, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto, destaca que a campanha é essencial para informar a população e desmistificar preconceitos e tabus que afetam negativamente a prevenção da neoplasia. “Geralmente os homens são mais negligentes em relação às suas escolhas e hábitos de vida, fatores que podem colaborar com o aparecimento de um tumor. A quantidade de casos de câncer de próstata diagnosticados em estágio avançado, por exemplo, é reflexo da baixa procura por consultas regulares e exames preventivos como o toque retal e o PSA, indicadores de possíveis alterações na glândula”, comenta.

O oncologista que reforça que o exame de toque – geralmente temido entre a população masculina – é rápido, indolor e não causa nenhuma reação após o procedimento, pontua ainda que todos os homens a partir de 50 anos devem consultar um urologista anualmente. Para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata, a recomendação é antecipar o monitoramento para 45 anos.

A adoção de hábitos saudáveis também é essencial. “É importante praticar exercícios físicos regularmente e manter uma dieta com baixo consumo de gorduras saturadas e ricas em frutas e vegetais. Além disso, evitar o uso de tabaco e de bebidas alcoólicas demasiadamente são escolhas importantes”, acrescenta Fruet.

Atenção aos sinais

De acordo com um estudo realizado pela The Lancet Commission, os casos de câncer de próstata devem dobrar de 1,4 milhão por ano, registrados em 2020, para 2,9 milhões por ano até 2040, principalmente nos países de baixa e média renda.

Diante deste cenário, os homens devem redobrar a atenção com a saúde e os alertas que o     corpo apresenta. “Nos casos iniciais a doença na maioria das vezes não causa sintomas, mas com o seu avançar pode causar dificuldade ou alta frequência para urinar, presença de sangue na urina e dores ósseas – em casos ainda mais avançados -”, conclui Carlos Fruet.

Sobre a Oncoclínicas&Co

Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico, oferece um sistema completo que integra clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade. Conta com 142 unidades em 39 cidades brasileiras, permitindo acesso de qualidade em todas as regiões que atua, alinhados aos padrões dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com foco em tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas realizou aproximadamente 635 mil tratamentos em 2023. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, especializada em bioinformática, em Cambridge, Estados Unidos, e participação na MedSir, dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer, em Barcelona, Espanha. Recentemente, expandiu sua atuação para a Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando a missão de vencer o câncer para um novo continente e proporcionando cuidados oncológicos em escala global, ao combinar a hiperespecialização oncológica com abordagens inovadoras de tratamento.

A companhia integra a carteira do IDIVERSA, índice lançado pela B3, destacando empresas comprometidas com diversidade de gênero e raça. Para maiores informações acesse: www.grupooncoclinicas.com