Mulheres têm maior risco de desenvolver bursite no pé

Uso de calçado influencia, explica especialista da ABTPé

Para muitas pessoas, não há nada mais prazeroso do que chegar em casa depois de um dia de trabalho, tirar os calçados e sentir uma sensação de alívio nos pés. Isso ocorre principalmente com as mulheres, que muitas vezes, usam sapatos de salto durante um dia todo.

Porém, é necessário estar atento ao que se sente, pois dores nos calcanhares, que irradiam na região, pode ser o anúncio de uma bursite no local. O problema é comum no público feminino, justamente por conta dos calçados mais frequentemente utilizados. “A alta incidência em mulheres se deve ao uso prolongado de sapato de salto ou permanecer muito tempo em pé”, explica o presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Luiz Carlos Ribeiro Lara.

Por conta de o calcanhar ser uma região que sofre impactos e por suportar o peso do corpo ao longo do dia, é comum o surgimento de bursites. A patologia é uma inflamação da bursa, bolsa cheia de fluido presente em várias partes do corpo, responsável por reduzir o impacto entre as partes móveis como ombro, cotovelo e a região do tendão de Aquiles no calcanhar.

Além das mulheres, o problema também é mais presente em quem pratica esportes de impacto.

Sinais

Entre os sintomas que essa doença pode apresentar estão a sensação de dormência no calcanhar, inchaço e dor ao praticar esporte. “O uso de sapatos apertados ou mal ajustados também pode ser um fator”, explica o ortopedista.

O diagnóstico da doença é feito por meio de exame clínico, mas para casos mais complexos são necessários exames de ultrassonografia ou ressonância magnética. “O tratamento inclui repouso, remédios, calçados mais confortáveis, fisioterapia e alongamento gradual do tendão de Aquiles”, conclui.

Crédito da Foto: Divulgação/Freepik