Infectologista explica a diferença entre gripes e resfriados e como identificar os principais sintomas das duas condições.
Com a queda das temperaturas e a chegada do inverno, só se fala em uma coisa: gripes e resfriados. Entre campanhas de vacinação e sintomas que surgem da noite para o dia, é fato que essa época do ano exige muito da nossa imunidade.
No entanto, muitas vezes tratamos resfriados e gripes como se fossem a mesma coisa – apesar de a pandemia de coronavírus mostrar que não é bem assim! Vamos entender, então, a diferença entre os dois?
“A principal e mais importante diferença é que o resfriado é causado por uma série de vírus respiratórios que causam apenas uma infecção leve e que não gera complicações graves para a saúde”, explica a Dra. Aline Scarabelli, infectologista e consultora médica do Labi Exames.
Por outro lado, a gripe é causada pelo vírus Influenza e constitui uma infecção respiratória que pode evoluir para um quadro grave que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é responsável por até 650 mil mortes por ano. É por isso que as gripes entram no ciclo vacinal e os resfriados não.
Quais os principais sintomas de gripes e resfriados?
Falar sobre nomes de vírus pode ser interessante, mas não mostra na prática quais são as diferenças entre as duas doenças. Por isso, fique atento: a Dra. Aline apontou, abaixo, os principais sintomas de cada um.
Sintomas da gripe:
Febre alta e persistente
Fraqueza e cansaço
Tosse e dor de garganta
Dores no corpo e de cabeça
Coriza e congestão nasal
Normalmente, uma gripe dura até 8 dias e pode evoluir para uma pneumonia ou uma infecção respiratória grave. Além de medicamentos que tratam a sintomatologia, o principal tratamento de prevenção contra a gripe é a vacinação.
Sintomas do resfriado:
Sem febre ou febre baixa
Leve indisposição
Tosse e dor de garganta
Coriza e congestão nasal
Por serem mais leves, os resfriados costumam durar um tempo menor: até 5 dias. Além disso, se não tratados corretamente podem evoluir para sinusites, bronquites ou otites – por isso, usa-se analgésicos, antitérmicos e lavagem nasal frequente no cuidado com a doença.
Mesmo com essas diferenças, uma coisa é certa: ninguém gosta de ficar doente! Por isso, o melhor a fazer é vacinar-se anualmente contra a Influenza e manter bons hábitos de vida, como uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, para manter a imunidade alta e evitar pegar uma dessas doenças, seja gripe ou resfriado.
LABI EXAMES
Laboratório sem complicação que oferece exames de análises clínicas e vacinas com conveniência e preços justos. Com tecnologia e design o Labi deixou o processo mais ágil, eficiente e seguro.
É o primeiro laboratório do Brasil a vender exames online e o primeiro laboratório a vender vacinas em aplicativo de entregas.
Para facilitar a vida dos clientes, existe o Labi em Casa – um serviço de coleta de exames e aplicação de vacinas em domicílio.
Além disso, conta com unidades físicas que funcionam como hubs para o atendimento presencial, domiciliar e empresarial: são mais de 20 localizadas na Grande São Paulo, no Grande ABCD e na Grande Rio de Janeiro.
Desde sua fundação conquistou vários prêmios como “100 Startups to Watch”, “Programa Scale-up Health Tech” e “Top 10 Startups do Distrito HealthTech Report”, em 2020. Em 2021, ganhou a premiação do Design for a Better World Award com a campanha #DiadeTODASasMulheres, recebeu Prata em 3 categorias no Brasil Design Award, ficou em 4º lugar do Prêmio Reclame Aqui na categoria Saúde entre 10 mil empresas de todo o País e 5º lugar no Prêmio iBest.