Libresse e a especialista Ana Canosa respondem na live Papo V
A psicóloga, educadora sexual, terapeuta sexual, influenciadora digital e podcaster Ana Canosa participa da live “Sexo na Menstruação”, da série Papo V, no próximo dia 2 de junho, promovida pela Libresse
A menstruação ainda é vista como um tabu social, apesar dos inegáveis avanços registrados no comportamento e nos costumes. Estudo recente da Essity, empresa sueca líder em soluções de higiene e saúde, à qual pertence a Libresse, aponta que 6 em 10 pais (homens) falam de menstruação com suas filhas, mas apenas 4 em cada 10 pais abordam o assunto com os seus filhos.
Essa cultura, que trata o assunto como “coisa de mulher”, coloca a menstruação entre os temas que não são discutidos abertamente pela maioria dos casais, perpetuando conceitos como “não se deve fazer sexo durante a menstruação”. Essa constatação foi revelada em outra pesquisa da Essity, realizada em conjunto com Libresse, no ano passado: mais da metade das mulheres (54%) e homens (52%) acredita que as mulheres não devem fazer sexo durante a menstruação, “porque é anti-higiênico”.
Para a psicóloga, educadora e terapeuta sexual Ana Canosa, seguida no Instagram por mais de 100 mil pessoas, muitas mulheres ainda sentem um certo desconforto e preferem não ter relações durante a menstruação, por diversos motivos: a região vaginal fica muito molhada, reforçando a sensação de vergonha da sua menstruação ou do odor do sangue. “É muito importante a mulher se conhecer e aproveitar todas as fases do seu ciclo, que é algo natural e pode gerar muito prazer”, diz ela.
Ana Canosa vai além: a menstruação pode até aumentar o prazer do sexo. “Está tudo bem fazer sexo menstruada. A congestão que acontece na região genital pode favorecer a excitação e o orgasmo, o aumento da produção de estrogênio no ciclo pode fomentar o desejo sexual, em comparação à fase anterior, que antecede a menstruação, quando há mais progesterona. Há também o efeito positivo sobre a libido, para as mulheres que fazem uma conexão com a ideia de que estão menstruadas e, assim, não podem engravidar. Mesmo assim, é importante associar o ato ao uso do preservativo, para assegurar que não haverá gravidez”, diz a especialista.
Estas e outras dúvidas e informações sobre sexo e menstruação serão discutidas na live da série do Papo V, no dia 2 de junho, a partir das 19h, pelo canal do Instagram @libresse_brasil. Em uma conversa franca e aberta, mediada pela gerente de marketing da Libresse, Priscila Ramos, Ana Canosa irá falar a todos os públicos e idades. Na live, será possível conhecer mais sobre o universo menstruação X sexo, doenças sexualmente transmissíveis, libido, vantagens e desvantagens do ato sexual durante o ciclo.
“Queremos que a menstruação seja entendida como algo normal, natural, e que somos feitas de osso, carne e sangue. Esperamos homens, mulheres, pessoas trans, sis e não-binárias para mergulhar neste tema conosco, percebendo que toda pessoa com útero pode ser feliz com o seu corpo e seu ciclo, estando pronta para ter prazer em todos os dias do mês”, afirma Priscila Ramos, gerente de marketing da Libresse.