Exercícios físicos e reabilitação pós-fratura são temas de live da Abrasso no Instagram

Médicas reumatologista e fisiatra debatem capítulos do Manual Brasileiro de Osteoporose em live, nesta quinta-feira (15/07), a partir das 20 horas

“Quadro Clínico da Osteoporose” e “Exercícios Físicos e Reabilitação Pós-Fratura” serão os temas da live da Abrasso (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo), nesta quinta-feira (15/07), a partir das 20 horas. A transmissão será feita no Instagram da entidade (@abrassonacional) e reunirá a reumatologista Ana Clara Ribeiro e a fisiatra Pérola Grinberg Plapler. Os temas estão, respectivamente, nos capítulos 5 e 11 do Manual Brasileiro de Osteoporose.

“Conversaremos, por exemplo, sobre o diagnóstico da osteoporose mesmo sem a densitometria e quais são as atividades físicas mais indicadas tanto na prevenção como no tratamento da doença. São temas bem importantes que queremos dividir com os médicos nesta live”, afirma Pérola Plapler.

A reumatologista Ana Clara Ribeiro, que conduzirá a live, é membro do Departamento de Jovens Pesquisadores da Abrasso. Ela é formada pela Unicamp (Universidade de Campinas), com Residência em Clínica Médica pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

A fisiatra Pérola Grinberg Plapler se formou na Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e tem título de especialista em Fisiatria pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. É mestre e doutora pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da USP (Universidade de São Paulo).

Reabilitação integral do indivíduo

O Manual Brasileiro de Osteoporose, que teve como uma das autoras a fisiatra Pérola Plapler, indica que a reabilitação do indivíduo deva acontecer de forma integral, com estabilização de fratura, tratamento de dores e contraturas, avaliação da capacidade funcional, mobilização precoce e prescrição de exercícios. Essa abordagem tem como objetivos a prevenção de quedas, a melhora da qualidade óssea e de vida para o paciente.

Ainda segundo o manual, a reabilitação de um paciente com fratura óssea por osteoporose deve ser iniciada ainda na fase aguda do processo. O ideal é que ele seja atendido por uma equipe capacitada para a avaliação da funcionalidade e das incapacidades. Este mesmo grupo poderá criar um plano de reabilitação completo, que inclua um médico fisiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiro e, muitas vezes, também psicólogo e assistente social.

Sobre a Abrasso

A Abrasso, criada em 2011, atua na difusão de conhecimento por meio do incentivo ao ensino, à pesquisa e à assistência, entre outros aspectos, unindo médicos e pesquisadores da área do osteometabolismo. Em âmbito macro, contribui para a formulação de políticas públicas, visando à saúde e ao bem-estar dos pacientes com doenças osteometabólicas.

A associação realiza, ao longo de cada ano, cerca de 20 eventos relacionados, principalmente, à osteoporose. Ela foi formada a partir da união de três das principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: SBDENS (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), Sobemom (Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral) e Sobrao (Sociedade Brasileira de Osteoporose).

Os médicos endocrinologistas, ortopedistas, geriatras, reumatologistas, fisiatras, ginecologistas, especialistas em Medicina Nuclear e outros profissionais da saúde que quiserem se associar a Abrasso podem fazê-lo acessando o site www.abrasso.org.br.