Estar bem: 5 dicas básicas para alcançar o equilíbrio mental, físico e emocional

Especialista em emagrecimento saudável explica como os aspectos emocionais afetam nossa percepção em relação à aparência física e ensina dicas práticas para se sentir bem

Saúde física vai além de boa alimentação e exercícios físicos. A especialista em emagrecimento saudável, Edivana Poltronieri aponta que é necessário alinhar mente, corpo e alma para adquirir a sensação completa de estar bem. No entanto, isso pode não parecer tão fácil. Para ajudar nessa trajetória, Edivana indica 5 passos para conquistar o equilíbrio físico, mental e emocional. Confira:

NÃO SE COMPARE

“O boom das redes sociais, em que a maioria dos internautas buscam ostentar o corpo perfeito em seus melhores ângulos, contribui para problemas de autoestima e depressão. Muitos se anularam para tentar ser outra pessoa, considerando a própria vida ou biotipo inferior”, explica. Para Edivana, aceitar que somos indivíduos únicos com vidas e características que nos diferem de outros, nos ajuda a dar um passo rumo à saúde mental.

ACEITE E RESPEITE SUAS FRAGILIDADES

De acordo com Edivana, respeitar, entender os próprios limites e evitar se cobrar ajuda muito na autoestima. “Ninguém está 100% o tempo todo. É normal sentir a pressão da rotina e passar por momentos de fragilidade. Reconhecer as emoções, expressar os sentimentos e enxergar os lados positivos e negativos dos acontecimentos são passos importantes para enfrentar os desafios da vida e dar a volta por cima.”

DESAFIE-SE A MUDAR OU ADQUIRIR NOVOS HÁBITOS

“Não precisamos aguardar a virada de ano para refletir no que poderíamos mudar e realmente alcançarmos esse novo objetivo. Nós somos feitos de hábitos e pode ser que um ou outro esteja boicotando o nosso desenvolvimento emocional. Identificá-los para substituir por novos hábitos pode ser assustador e desafiador à primeira vista. Mas, precisamos sair da nossa zona de conforto para viver novas experiências”, esclarece a especialista em emagrecimento saudável.

CULTIVE BOAS RELAÇÕES

Aqui, Edivana aconselha a manter por perto pessoas positivas, que pensam e falam coisas que acrescentam. “Identifique quem são os amigos e parentes tóxicos, que sempre criticam ou despejam energias negativas, para restringir o contato. Em compensação, faça uma análise dos bons relacionamentos, pessoas que incentivam, aconselham de forma razoável e empática e torcem pelo seu sucesso. Essas são as que valem o nosso tempo e energia”.

NÃO PROCRASTINE

‘Vou começar a dieta na segunda-feira’. Quem nunca pensou assim, que atire a primeira pedra! Para a especialista, a maioria dos problemas relacionados ao emagrecimento saudável e na vida giram em torno desse tipo de pensamento. “Nós não precisamos de um dia específico da semana para mudar o nosso estilo de vida. Podemos olhar para qualquer mau hábito, incluindo a alimentação, e simplesmente ver que ele não nos cabe mais. Se chegarmos a essa conclusão em uma terça, vamos aguardar até a segunda seguinte para mudar a nossa atitude? Então, não procrastinar decisões que mudar o curso da nossa vida é fundamental para o sucesso, incluindo do emagrecimento saudável”, finaliza.