Dor de cabeça e ouvido podem ser consequência de problema em articulação

Dor de ouvido, entupimento do canal auditivo e dor de cabeça constante podem não parecer sintomas preocupantes, mas é importante saber que esses sinais podem encobrir um problema pouco conhecido, chamado DTM, sigla para Disfunção Temporomandibular.

Apesar de soar incomum, esse quadro acomete cerca de 30 milhões de pessoas no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por apresentar sintomas “comuns”, chegar ao seu diagnóstico pode ser difícil.

O que é o problema na ATM

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial e coordenador do setor de ATM do Hospital CEMA, Dr. Érico Vlasic Campello, a DTM é o nome que se dá às disfunções que atingem as articulações responsáveis pelos movimentos da mandíbula – que nos permitem mastigar, falar e engolir – também conhecidas como ATMs.

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns estão a dificuldade e dor para abrir ou movimentar a boca, estalos na ATM, travamento na mandíbula, dores na face e perto do ouvido, sensação de cansaço nos músculos da face e alguns tipos de dores de cabeça.

Outros sintomas menos comuns incluem dor no pescoço, ombro, nuca e costas, inchaço ao lado da boca e/ou da face, desvios da mandíbula, surdez momentânea, vertigem ou zumbido e ouvido tampado. Conforme o especialista, em casos mais graves o paciente não consegue fechar a boca.

Tratamento

A boa notícia é que a DTM tem tratamento que visa, principalmente, minimizar a dor e restabelecer a função temporomandibular. As formas de tratamento variam conforme a gravidade do problema. Mas podem incluir usos de medicamentos, terapias de reabilitação oral e/ou aplicação ortopédica, mudanças de comportamento, procedimentos simples realizados em consultórios e cirurgia.

Deixe uma resposta