Dia Mundial da Alimentação:

5 maneiras de reduzir o desperdício de alimentos e ajudar o meio ambiente

Nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, data definida pela ONU desde 1981 para conscientizar sobre a fome, promover a segurança alimentar e incentivar ações globais para erradicar o problema.

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), aproximadamente 733 milhões de pessoas enfrentam a fome, impactadas por uma combinação de fatores como a vida em zonas de conflito, crises climáticas constantes e recessões econômicas. Além disso, estima-se que cerca de um terço dos alimentos produzidos globalmente é perdido ou desperdiçado, o que equivale a 1,3 bilhão de toneladas por ano, contribuindo para a insegurança alimentar em todo o planeta.

Diante desse cenário, são necessárias decisões mais conscientes para evitar o desperdício de alimentos. De acordo com Susan Bowerman, diretora sênior de Educação e Treinamento em Nutrição Global da Herbalife, “todos podemos adotar ações mais sustentáveis, começando pela redução do desperdício de alimentos em nossas casas”.

A seguir, confira cinco dicas da especialista em nutrição para reduzir o desperdício de alimentos e viver de maneira mais sustentável:

  1. Planeje com antecedência

A falta de organização pode levar a compras em excesso e, consequentemente, ao desperdício de alimentos. Seja ao preparar refeições nutritivas para a semana ou escolher o cardápio para uma reunião de família ou com os amigos, planejar os alimentos com antecedência é fundamental para comprar apenas o necessário. Isso garante que apenas a quantidade certa seja preparada, evitando o excesso de alimentos que acabariam sendo desperdiçados.

  1. Considere ingredientes mais sustentáveis

Cada vez mais pessoas estão aderindo a dietas à base de vegetais por várias razões, que incluem preocupações com a saúde, com a perda de peso ou com o meio ambiente. Para quem está começando a explorar essa alimentação, pode ser interessante adotar uma dieta ou menu “flexitariano”, que é baseada em vegetais, mas inclui ocasionalmente carne, aves, peixe ou ovos. Essa é uma excelente maneira de manter uma alimentação saudável e equilibrada, ao mesmo tempo em que se ajuda a proteger o meio ambiente, reduzindo a energia e os recursos necessários para a produção de carne vermelha.

  1. Sirva-se na cozinha

Quando os pratos ficam à mesa, é muito fácil pegar “só mais uma colherada”, que muitas vezes acaba sendo desperdiçada. Aliás, a comida que sobra no prato e geralmente vai para o lixo é uma das maiores fontes de desperdício de alimentos.

  1. Reaproveite os alimentos próximos da validade

Existem muitas maneiras de aproveitar ao máximo os alimentos perecíveis, mesmo quando eles começam a parecer um pouco murchos. Os tomates moles para usar em saladas, podem ser transformados em molho de tomate caseiro. As bananas estão marrons e moles? Congele-as para criar um ingrediente saudável para vitaminas. Sopas e ensopados são excelentes pratos que permitem incorporar diferentes ingredientes, como legumes que passaram do ponto ideal.

  1. Doe os alimentos excedentes para quem precisa

Ao organizar a despensa, considere doar alimentos não perecíveis para bancos de alimentos ou organizações beneficentes locais.