Suplementação alimentar na manutenção da saúde feminina em todas as fases da vida
Enfoque:
Mostrar a importância de uma suplementação de acordo com a faixa etária na vida da mulher, ressaltando que algumas necessidades nutricionais podem ser complementadas através de uma suplementação adequada.
Destaque:
– Em 2016, a ABIAD encomendou a primeira pesquisa sobre o hábito de consumo de suplementos alimentares no Brasil, onde foram entrevistados mais de 1.000 consumidores, em 7 capitais Brasileiras, sendo 53% dos entrevistados do sexo feminino.
– Desse público, 44% costumam praticar algum tipo de atividade física, com destaque para caminhada; 67% tem o hábito de ir ao médico de 3 a 4 vezes por ano, sendo que 77% são mulheres.
– Os principais suplementos consumidos por mulheres são os multivitamínicos, seguido de ácidos graxos (especialmente o ômega 3), minerais (principalmente cálcio) e vitaminas específicas (a vitamina C é a campeã).
– A maioria das mulheres inicia o consumo de suplementos na faixa entre 31-40 anos (25%) e o principal motivo é a busca pela saúde (ou seja, se manter saudável e/ou complementar a alimentação saudável) e/ou pela estética (definir massa muscular ou prevenir o envelhecimento).
– Ao consumirem suplementos, as mulheres também se sentem com mais disposição/menos cansadas (68%) e mais resistentes a doenças (54%).
Sobre suplementos alimentares:
Suplementos alimentares são substâncias que fornecem doses de vitaminas, minerais e outros nutrientes para complementar uma dieta alimentar. Eles consistem em substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação, podendo ser compostos de todas as vitaminas e minerais e por isso são conhecidos como multivitamínicos ou podem conter apenas determinadas substâncias.
Porta-voz:
Dra. Tatiana Pires, Engenheira em Alimentos, mestre e doutora em Ciência dos Alimentos, e Presidente da ABIAD.
