O Dia da Infância, que acontece nesta segunda-feira (24), foi instituído pelo Unicef para promover reflexões e debates sobre a vida das crianças no mundo
Na segunda-feira (24) é o Dia da Infância instituído pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O objetivo da data é promover reflexões e debates sobre como as crianças estão vivendo no mundo. Para aproveitar o ensejo, a nutricionista Angela Federau faz um alerta sobre a importância da nutrição nos primeiros dois anos de vida das crianças.
O período que compreende os 270 dias de gestação e os primeiros 730 dias de vida do bebê são importantíssimos, pois é nele que ocorre o maior crescimento do ser humano no menor tempo. “Os primeiros anos de vida das crianças são fundamentais para o desenvolvimento dos sistemas nervoso e imune” afirma Angela.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a alimentação adequada de uma criança começa durante a gestação, com uma dieta equilibrada da mãe. “A alimentação da mãe durante a gravidez ajuda a determinar o paladar e o olfato do bebê, pois as nuances de sabor passam para o líquido amniótico. Além disso, recomenda-se o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e, à partir daí, é adequado introduzir alimentos como água, sucos, chás e papinhas. Então, ficar atento à alimentação no início da infância ajuda na criação de hábitos alimentares saudáveis que podem ser mantidos ao longo da vida”, complementa.
Para ajudar a entender melhor a importância de uma nutrição adequada da gestação até os primeiros dois anos de vida a nutricionista explica “No primeiro ano de vida os bebês triplicam de peso e, até os dois anos, acontece a formação dos hábitos alimentares que a criança levará por toda vida”, finaliza a nutricionista.