Dermatologista aborda a importância dos cuidados com a saúde para manter uma pele madura saudável

Com o passar do tempo, sinais de idade como flacidez, manchas, poros abertos, linhas de expressão e rugas finas começam a surgir no rosto. A partir dos 25 anos, as mulheres produzem menos colágeno no corpo. No entanto, cuidar da pele madura não precisa ser complicado.

A médica dermatologista Tamara Tavares enfatiza que a proteção solar diária é essencial para proteger a pele, mesmo em dias nublados ou no inverno. Ela recomenda a escolha de um protetor solar com FPS adequado para proteger a pele dos danos causados pelo sol.

Além disso, para desacelerar o envelhecimento e garantir um cuidado adequado com a saúde, é essencial lembrar que qualquer tratamento estético deve ser discutido com um profissional qualificado. “Cada pessoa é única, e a escolha do procedimento deve ser baseada em necessidades individuais e na saúde”, explica a dermatologista.

Dependendo da queixa da paciente nem sempre apenas os bons hábitos são possíveis. “Quando o que incomoda a paciente é a flacidez é necessário recorrer a alguns tratamentos estéticos, como os bioestimuladores de colágeno. O objetivo é prevenir e tratar o problema que já está instalado na pele da paciente”.

Tamara ressalta que é muito importante manter hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, beber água, evitar o fumo e noites bem dormidas. Essas são formas de prevenir o envelhecimento, além dos cuidados com a aplicação de produtos na pele.

A dermatologista separou algumas dicas infalíveis:

–  Use um limpador suave pela manhã e à noite para remover suavemente as impurezas;

– Aplique um hidratante leve com ingredientes como ácido hialurônico para manter a pele hidratada ao longo do dia.

– Use um protetor solar facial diariamente, mesmo em dias nublados ou no inverno;

– Escolha um protetor solar com FPS adequado para proteger a pele dos danos causados pelo sol.

– Encaixe atividades físicas na sua rotina, como caminhadas, corridas, ou até mesmo dança em casa. O exercício ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que é benéfico para a pele.

 – Priorize o sono de qualidade, pois é durante o sono que a pele se regenera;

– Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como meditação, yoga ou simplesmente reservando um tempo para relaxar.

– Considere incorporar tratamentos antienvelhecimento, como retinóides, séruns, vitamina C e péptidos, na sua rotina de cuidados com a pele. Eles podem ajudar a reduzir rugas, linhas finas e manchas escuras, além de promover a produção de colágeno para uma pele mais firme e jovem.

– Esfolie a pele uma vez por semana para promover a renovação celular e uma produção ampliada de colágeno.