Dermatologista explica que elas se parecem muito com acne, mas sua prevenção e tratamento podem ser um pouco diferentes
O milium é uma condição dermatológica caracterizada pela presença de pequenos cistos brancos ou amarelados, formados principalmente por queratina – proteína essencial para a estrutura da pele, cabelos e unhas. Essa condição manifesta-se frequentemente no rosto, em áreas como ao redor dos olhos, bochechas e nariz, e pode também aparecer em regiões como ombros e costas.
A dermatologista Mayla Carbone, afiliada à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esclarece que o milium ocorre devido ao bloqueio dos ductos das glândulas sudoríparas e sebáceas, resultando no acúmulo de queratina e impurezas que formam os cistos. Segundo a médica, o tratamento costuma ser simples e deve ser conduzido por um especialista para evitar complicações.
“O procedimento padrão para a remoção dos cistos de milium envolve o uso de agulhas esterilizadas ou bisturis, com uma pequena incisão realizada pelo dermatologista para extrair o cisto”, explica. Mayla ainda ressalta que essa técnica é segura e efetiva, e em certos casos, cremes tópicos contendo retinóides ou ácido glicólico podem ser prescritos para promover a esfoliação da pele e minimizar a formação de novos cistos, assim como peelings químicos profissionais que aprimoram a textura cutânea e combatem a milia.
“Para prevenir o aparecimento de milium, a limpeza e o cuidado adequados da pele são essenciais. A utilização de produtos suaves de limpeza facial, a esfoliação regular seguindo orientação médica, e o uso de hidratantes compatíveis com o tipo de pele são recomendados”, ensina a dermatologista.
Além disso, Carbone adverte sobre a importância de evitar ingredientes comedogênicos em produtos de beleza e enfatiza o uso diário de protetor solar para proteger contra danos solares e prevenir o envelhecimento precoce da pele.
Sobre a especialista:
Dermatologista Mayla Carbone é graduada em Medicina pela Universidade Lusíadas (UNILUS – Santos) há mais de 10 anos com residência em Clínica Médica na Santa Casa em São Paulo e em Dermatologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA-SP). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Já participou de diversos congressos e realizou diversos cursos nacionais e internacionais voltados para especialização.
@dramaylacarbone