Consultora do sono traz algumas dicas para evitar sintomas da doença na hora de dormir
É muito ruim quando algo atrapalha o sono, não é mesmo? Seja um barulho alto, uma luz forte e até mesmo um problema tão comum como o refluxo. Conhecida pelo sintoma de azia e queimação, a doença caracteriza-se pelo retorno de parte do conteúdo gástrico para o esôfago, podendo interferir na qualidade do sono.
Uma pesquisa realizada pela GFK revelou que quase 30% dos brasileiros podem ter a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Esse número cresce para quase 50%, quando considera todas as pessoas que indicaram ter sintomas da doença.
A consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi, traz algumas dicas de como melhorar a qualidade do sono de quem sofre com o refluxo frequentemente. “Alguns sintomas da doença tendem a piorar ao deitar, como, por exemplo, a sensação de asfixia causada quando o ácido atinge a garganta. Isso faz com que a pessoa acorde durante a noite ou cause uma sequência de pequenos despertares, fragmentando o repouso e diminuindo a sua qualidade”, explica.
Então, como melhorar a noite de sono quando se tem refluxo?
Apesar desses sintomas atrapalharem as noites de sono, existem algumas maneiras de amenizá-los. Mudar o estilo de vida e o comportamento diário podem ajudar a reduzir refluxo na hora de dormir.
Cuidado com a alimentação
Alguns alimentos e bebidas podem acentuar a incidência de refluxo. Diminuir o consumo desses produtos é um excelente modo de evitar os sintomas desse problema. Entre eles estão: gorduras e frituras, café, chocolate, bebidas alcoólicas, carboidratos, pimenta e gaseificados. Alguns desses alimentos tem um tempo de digestão maior, aumenta a acidez do estômago e favorecem que os sintomas apareçam durante a noite.
Não deite após comer
Ir para a cama logo depois de comer pode causar os sintomas do refluxo. O ideal é terminar as refeições de duas a três horas antes de dormir. “Ao deitar, fazemos pressão dentro do abdômen e estômago, o que faz aumentar as chances do suco gástrico voltar para o esôfago. Durante a espera, busque realizar atividades relaxantes”, explica a especialista.
A posição na hora de dormir
Deitar virado para o lado esquerdo é uma forma de reduzir os sintomas de refluxo. “Essa é a posição mais indicada na hora de dormir. Os benefícios são muitos, desde facilitar o processo de digestão até melhorar a circulação sanguínea”, comenta Renata.
A especialista explica que essa posição é a ideal para dormir devido a órgãos como o pâncreas e estômago ficarem do lado esquerdo, esta é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos. “Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente. Deitar desse modo evita o refluxo, dores no estômago e cansaço ao levantar”, completa.
Use uma almofada antirefluxo
Usada sob o tronco, o Antirefluxo pode amenizar os incômodos do refluxo. “O seu formato triangular mantém o corpo levemente inclinado durante toda a noite, reduzindo as chances do ácido ou do alimento regressarem para o esôfago”, explica Renata.
Sugestão de produto
ANTIRREFLUXO & ANTIVARIZES DUOFLEX
Medidas 70 cm x 80 cm
Altura 14 cm
Dupla utilização: usado sob o tronco, mantém corpo inclinado, amenizando os sintomas do refluxo. Usado sob as pernas, as mantém levemente inclinadas, reduzindo o desconforto causado pelas varizes.