Dr. Thiago Tagliari, urologista, revela como níveis elevados de colesterol podem impactar a próstata e causar disfunção erétil
Manter o colesterol em níveis saudáveis é crucial não apenas para a saúde do coração, mas também para a saúde da próstata e a função erétil.
De acordo com o médico urologista, Dr. Thiago Tagliari, o colesterol elevado no sangue está diretamente ligado a uma série de problemas de saúde, e isso inclui, também, complicações urológicas. “Estudos têm demonstrado que altos níveis de colesterol podem influenciar negativamente a saúde da próstata. O colesterol pode promover o crescimento de células prostáticas, levando a condições como a hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o aumento da próstata”, explica.
A hiperplasia prostática benigna é uma condição comum entre homens mais velhos e pode causar sintomas urinários desconfortáveis, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco e necessidade frequente de urinar à noite. “Embora a HPB não seja cancerígena, ela pode afetar significativamente a qualidade de vida. Manter o colesterol em níveis saudáveis pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver HPB,” observa o Dr. Tagliari.
Além da saúde da próstata, o colesterol alto também está associado à disfunção erétil. “A disfunção erétil é frequentemente um indicador precoce de problemas cardiovasculares. As mesmas placas de colesterol que bloqueiam as artérias do coração podem também restringir o fluxo sanguíneo para o pênis, dificultando a obtenção e manutenção de uma ereção,” destaca o Dr. Tagliari.
“Para que uma ereção ocorra, é necessário que haja um fluxo sanguíneo adequado para o tecido erétil do pênis. Quando as artérias estão obstruídas pelo acúmulo de colesterol, esse fluxo é comprometido,” explica. “Portanto, homens com colesterol alto devem estar cientes de que sua saúde cardiovascular e sua função erétil estão intimamente ligadas.”
O Dr. Tagliari enfatiza a importância de um estilo de vida saudável para manter os níveis de colesterol sob controle e proteger a saúde urológica. “Adotar uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e gorduras saudáveis, praticar exercícios regularmente e evitar o tabagismo são medidas essenciais para manter o colesterol em níveis saudáveis. Além disso, o acompanhamento médico regular é fundamental para monitorar a saúde da próstata e a função erétil”, aconselha.