Criogênesis desmistifica alguns dos principais questionamentos acerca do tema
Para ressaltar a importância do aleitamento materno, principalmente nos primeiros seis meses de vida do bebê, foi instituída a lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, que tornou o mês de agosto inteiramente dedicado ao tema, passando a ser conhecido como Agosto Dourado.
Mais do que nutrir a criança, o ato de amamentar colabora para a prevenção de inúmeras doenças, graças a quantidade de anticorpos e proteínas presente no leite, contribui para o desenvolvimento cognitivo e sensorial, além de ser um dos momentos mais especiais e íntimos entre mãe e filho.
Entretanto, mesmo sendo um assunto tão relevante, afirmações equivocadas podem surgir, prejudicando assim o processo da amamentação. Por isso, o Dr. Renato de Oliveira, ginecologista e obstetra da Criogênesis , selecionou algumas a fim de esclarecer essas questões. Confira:
Quem tem prótese de silicone ou fez redução mamária não pode amamentar?
MITO. Cirurgias desse tipo não impedem a mulher de amamentar, desde que as estruturas das mamas sejam preservadas. Por isso, é importante alertar o profissional responsável pelo procedimento que ainda existe o desejo de engravidar, dessa forma, ele pode avaliar a melhor técnica a ser utilizada.
Mesmo congelado, o leite materno manterá os mesmos nutrientes?
VERDADE. Se armazenado de forma correta, o alimento pode durar até 15 dias sem perder a qualidade nutricional e principais características.
É recomendado revezar os dois peitos a cada mamada?
MITO. Até alcançar a parte nutricional do leite, onde se encontra o açúcar e a gordura, responsáveis pelo ganho de peso, o recém-nascido pode levar alguns minutos, então, efetuar essa troca durante a amamentação, pode ser prejudicial, contribuindo para que ele sinta fome mais vezes, já que não foi nutrido corretamente.
Itens como a mamadeira podem atrapalhar o processo da amamentação?
VERDADE. Ao se alimentar diretamente no peito, é necessário que a criança faça um esforço maior para a sucção do leite, algo que não ocorre com a mamadeira devido ao posicionamento da língua. Essa facilidade, pode levar o bebê a rejeitar a primeira opção, ocasionando assim a diminuição da produção de leite.
É necessário higienizar os mamilos a cada mamada?
MITO. Essa limpeza não precisa ocorrer sempre, desde que a cada banho a mãe lave os seios com água e sabonete neutro.
O estresse pode contribuir para a diminuição do leite?
VERDADE. Durante a amamentação, a mulher produz em maior quantidade a prolactina, hormônio responsável pela produção do leite. Porém o alto nível de estresse, devido a noites mal dormidas ou outras interferências, eleva a liberação da adrenalina e, consequentemente, a diminuição do alimento.