14/11 – Dia Mundial do Diabetes

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nos rins, nos nervos e olhos, tendo relação direta com a catarata e possível cegueira.

O diabetes é problema de saúde com alta incidência, atingindo pelo menos 12,5 milhões de brasileiros adultos. E, de acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Diabetes, para cada paciente com diabetes, existem pelo menos três com risco de ter a doença.

No mundo todo, dados da décima edição do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), mostram que 537 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos de idade têm diabetes, um crescimento de 16% em dois anos.

Dentre os fatores de risco para desenvolvimento da doença estão as escolhas alimentares, a obesidade e o sobrepeso. Entretanto, especialistas relembram que, mesmo quem não apresente fator de risco, deve fazer uma glicemia anual após os 45 anos. Isso porque o diabetes é uma doença que não apresenta sintomas, pelo menos no início.

Para esclarecer dúvidas gerais sobre a doença, neste dia 14 de novembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Diabetes, os médicos do Hcor estão à disposição para entrevistas.