Em países do hemisfério norte, o mês de maio é considerado ideal para celebrar e promover um evento, principalmente casamentos. Conhecido como estação das flores e das colheitas, há quem diga que essa fama do mês acontece em homenagem à natureza, que refloresce com a chegada da primavera, embelezando os ambientes. Outra teoria diz que essa popularização tem significado religioso: maio representa a consagração de Maria, mãe de Jesus, quando também se comemora o Dia das Mães.
No Brasil, o cenário é um pouco diferente. Segundo dados divulgados em 2017 pelo IBGE, dezembro é o mês mais procurado pela população para realizar a troca de alianças. Férias coletivas e a chegada do décimo terceiro salário são alguns fatores que influenciam na escolha da data do matrimônio. Em São Paulo, de acordo com a Fundação Seade e Cartórios de Registros Civis da região, foram realizados 296.546 casamentos em dezembro de 2016.
Mas outros meses também estão na preferência dos brasileiros: de acordo com a coordenadora de eventos do Marriott São Paulo Airport, Bruna Striuli, os meses mais procurados para celebrar casamentos no hotel são setembro e outubro. “É quando temos mais procura, mas cada época tem sua especificidade. Vemos que muitos casais optam por casar em épocas com temperaturas mais altas”, afirma Bruna.