Edição inédita na cidade atraiu 30 mil visitantes ao Parque Permanente de Exposições nos três dias de evento
A 40ª edição da Mostra Japão terminou neste domingo (26), em Ribeirão Preto, e, em sua primeira passagem pelo município, surpreendeu os expositores superando as expectativas em vendas de produtos, alimentação e artesanato, além de plantas ornamentais.
Desde sexta-feira (24), o local se transformou em um verdadeiro espaço de reverência à cultura oriental e atraiu visitantes de todas as idades. A grande procura do público pelos doces japoneses artesanais pegou a expositora Kátia Akemi Ujiie de surpresa.
“No sábado à noite, vimos que o mochi – a massa de arroz usada como base de todos os doces e sorvetes comercializados no estande – ia se esgotar. Na madrugada voltamos para São Paulo, preparamos mais mochi e retornamos a Ribeirão Preto no domingo pela manhã para suprir a alta demanda”, disse. Para ela, o sucesso veio tanto pela novidade dos produtos quanto pelo fato de serem 100% artesanais. “Quando o pessoal prova, volta”, completou.
O expositor Matheus Ferreira de Oliveira, com diversos tipos de pratos orientais, acompanha o festival há mais de 20 edições. “A cidade superou nossas expectativas. Na sexta-feira, o movimento já foi acima do esperado e as vendas ficaram 30% maiores. No último dia, nossos espetos de camarão se esgotaram logo pela manhã e outros pratos acabaram antes do término da Mostra. Voltaremos para São Paulo com o estoque vazio”, celebrou.
Também estreando na cidade, Guilherme Cavalcante, expositor de gastronomia, ressaltou o sucesso dos pratos orientais e o clima favorável. “Com o calor, o prato mais pedido foi o Poke, que é mais refrescante e teve um desempenho excelente. Já participamos de várias edições da Mostra, mas aqui em Ribeirão o resultado foi muito bom”, comentou.
Viralizado nas redes
No estande de André Luis de Matos, onde todos os produtos orientais são importados, as mamadeiras de vidro com iogurtes saborizados (sucesso nas redes sociais) chamaram a atenção do público adulto.
“As de sabor morango acabaram logo no primeiro dia da Mostra e as de manga se esgotaram no sábado. Percebemos que as pessoas de Ribeirão estavam curiosas para este tipo de produto e, na Mostra, puderam conhecê-lo”, relatou o expositor, que participa do festival há mais de 15 edições.
Mostra Japão em Ribeirão Preto
Organizada pela VHB Eventos, a Mostra Japão celebrou os 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, comemorados em 2025. Além da gastronomia, o evento contou com uma intensa programação cultural, incluindo apresentações de taikô, K-pop e J-pop, além do tradicional concurso de cosplay.
“Encerrar a 40ª edição do festival na cidade, com essa receptividade do público, é uma grande alegria. Ribeirão nos acolheu de braços abertos e mostrou um interesse genuíno pela cultura japonesa. Essa energia positiva reflete exatamente o propósito do nosso evento: gerar intercâmbio cultural e celebrar as tradições que aproximam o Brasil e o Japão”, destacou Roseli Kanashiro, presidente da Mostra Japão.
O evento foi inserido no Calendário Oficial de Ribeirão Preto, após aprovação do Projeto de Lei nº 431/2025 pela Câmara dos Vereadores, em 15 de outubro.
