Levantamento do SINCOVARP e CDL RP projeta crescimento de até 5% nas vendas; moda, tecnologia, brinquedos, perfumes e artigos esportivos seguem entre as categorias mais desejadas
O Natal deve impulsionar mais uma vez o comércio de Ribeirão Preto. De acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista (SINCOVARP) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), por meio do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), 77% dos moradores da cidade pretendem ir às compras neste fim de ano. O levantamento mostra ainda que a maior parte dos consumidores manterá ou ampliará o volume de compras em relação a 2024: 38% dizem que irão adquirir a mesma quantidade de presentes do ano passado, enquanto 31% pretendem comprar mais. Com esse cenário, o comércio local projeta um crescimento médio entre 3% e 5% nas vendas ligadas ao Natal 2025.
Os produtos mais procurados pelos consumidores neste Natal transitam entre moda, calçados, tecnologia, brinquedos, bicicletas, joias, perfumes, cosméticos, artigos esportivos e eletrodomésticos, categorias que tradicionalmente impulsionam o varejo no período e que contam com forte presença no mix dos dois shoppings.
“A maioria dos clientes busca presentes com bom custo-benefício, mas, em contrapartida, peças com alto valor agregado também estão sempre esgotadas. Trabalho com varejo há 20 anos e há muito tempo não via tanta movimentação. Estou muito positiva e confiante com essa reta final do ano”, afirma Marcella Barbosa, gerente da Dudalina, no RibeirãoShopping.
Segundo ela, a junção entre 13º salário, Black Friday, o período de festas de fim de ano e a campanha de Natal do shopping são os principais responsáveis por esse boom de vendas, também impulsionadas pela presença de marcas exclusivas e variadas no centro de compras. “São muitos clientes de cidades da região e até mesmo de outros estados, impulsionado pela variedade de lojas e marcas premium, que têm mantido o comércio bem aquecido por aqui”, complementa.
No ShoppingSantaÚrsula, a percepção dos lojistas é também otimista e o final de ano também tem registrado bons números. “As primeiras semanas já foram muito boas, então estamos com a expectativa bem elevada. É o mês para vender bastante, porque são itens com forte demanda, especialmente para presente de Natal, favorecidos pelo catálogo diversificado”, explica Isa Castañeda, gerente de vendas da Pitanga Rosa no ShoppingSantaÚrsula.
Promoções e conveniência
Para fortalecer a temporada de compras, os dois shoppings promovem suas campanhas de Natal com diversos benefícios para os consumidores. No RibeirãoShopping, com R$700 em compras cadastradas no app Multi, os clientes ganham um panetone Kopenhagen, limitado a 1 por CPF e enquanto durarem os estoques, e concorrem ao sorteio de dois modelos Mercedes-Benz CLA 200. Já no ShoppingSantaÚrsula, a cada R$600 em compras cadastradas, os consumidores recebem um Panettone Kopenhagen e participam do sorteio de um Citroën Basalt Dark Edition Zero Km. As campanhas seguem até 4 de janeiro de 2026, com regulamento disponível no aplicativo Multi.
Horários de funcionamento
RibeirãoShopping
22 e 23 de dezembro – lojas, alimentação e lazer, das 10h às 23h.
24 de dezembro – lojas, alimentação e lazer, das 9h às 18h.
25 de dezembro – lojas não abrem; alimentação e lazer têm funcionamento facultativo.
ShoppingSantaÚrsula
22 e 23 de dezembro – lojas, das 9h às 22h; lazer e alimentação, das 11h às 22h.
24 de dezembro – lojas, das 9h às 18h; lazer e alimentação, das 11h às 18h.
25 de dezembro – lojas não abrem; alimentação e lazer têm funcionamento facultativo.
Sobre o RibeirãoShopping
Inaugurado em 5 de maio de 1981, o RibeirãoShopping foi o primeiro shopping center de Ribeirão Preto, o segundo da rede Multiplan e um dos primeiros no Brasil, totalizando 44 anos de uma trajetória com oito bem-sucedidas expansões e a construção de um moderno Centro Médico. Um dos maiores geradores de empregos da cidade e da região, o RibeirãoShopping oferece mais de 5 mil empregos diretos.
Com todas as suas qualidades, os consumidores podem resolver tudo que precisam em um só lugar com conforto e praticidade, desfrutando das comodidades que o shopping oferece.
Sobre o ShoppingSantaÚrsula
Com 26 anos, o ShoppingSantaÚrsula é o único da região central de Ribeirão Preto. Oferece mais de 100 lojas, cerca de 30 opções gastronômicas e variadas atrações de lazer, como boliche, kart indoor e escape room. Situado no bairro Higienópolis, possui horário diferenciado: de segunda a sábado, das 9h às 21h; e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.
Com estacionamento 100% coberto, oferece gratuidade aos domingos para clientes cadastrados no app Multi, aplicativo que proporciona inúmeras vantagens e facilidades aos clientes, tais como: benefícios exclusivos do programa de fidelidade, acesso a promoções e eventos, além de informações sobre todas as lojas e atrações do shopping.
Mais informações no site shoppingsantaursula.com.br, nas redes sociais @shoppingsantaursula ou pelo telefone (16) 2102-7400.
