Exposição Artística “Configurações da Tragédia Brasileira”

Release Paulo Camargo

Paulo Camargo, nasceu em 1944 na cidade paulista de Anhembi. Viveu uma infância conturbada desde o abandono paterno, o que lhe marcou, profundamente, dando-lhe a diretriz de seu trabalho. Autodidata, aprendeu desenhar anatomia vendo-se no espelho. Aos 18 anos, foi morar em Belo Horizonte e trabalhar com pintura comercial e propaganda, onde foi revelado o seu talento para o desenho.

Via e revia as reproduções de suas telas. Leu tudo sobre eles e suas técnicas. A partir disso leu Sartre e Max. De todas essas leituras, resultou o seu estilo próprio.

Decidiu fazer um trabalho artístico que não só representasse a pobreza a as injustiças sociais, mas que fosse dirigido aos pobres. Seu traço é moderno, com excelente técnica. Seus quadros refletem criaturas humanas. Sempre às voltas com dramas interiores. O crítico Mário Schenberg disse que “as figuras dolorosas de Paulo Camargo não são vítimas indefesas, mas lutadores tenazes sofrendo, seguros de sua grandeza”.

A indagação de quem somos e as máscaras sobre as quais os seres humanos se escondem são retratadas nas obras do artista Paulo Camargo. O artista já produziu mais de três mil obras, sempre com forte cunho social, que estão espalhadas por todo o Brasil e exterior.

Na abertura da exposição contaremos com a presença dos 2 artistas plásticos e uma apresentação musical da Musicista Nanna Siqueira.

O coquetel de abertura será no dia 22/08/2019 às 19:30, no espaço cultural Bauhaus Brasil, Rua Mariana Junqueira 623, e você é nosso(a) convidado(a) especial.