Especialista da Camesa indica as alterações na casa necessárias para ter um ambiente mais aconchegante para o período
Setembro está associado à despedida do clima mais ameno do inverno, dado o início da temporada do Primavera-Verão, marcada por dias quentes e ensolarados. A mudança de estações renova as energias e pode ser o momento perfeito para dar uma repaginada na decoração do lar.
De acordo com Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em desenvolver e comercializar artigos de cama, mesa, banho e decoração, a troca de peças da sala e quartos por composições mais leves e a mudança nas cores devem fazer parte do décor ao longo da temporada. “Para dar um adeus definitivo ao inverno, busque evitar tons metalizados e sombrios como prata e preto. Invista em cores vivas e terrosas como o laranja, amarelo, vermelho, verde e azul turquesa”, sugere.
Segundo a especialista, alguns estilos, como o minimalista, são uma das tendências que continuam em alta durante o período. “Trazendo à tona linhas retas e formas geométricas, a grande ideia da decoração minimalista é elaborar ambientes que sejam funcionais e confortáveis, mas sem excesso de informação. Com nuances neutras e itens multifuncionais, ela está entre as maiores apostas para o calor. Além disso, por meio dessa composição também é possível explorar melhor a iluminação natural da casa, investindo em cortinas com cores claras e tecidos bem leves”, aconselha.
Camila explica que a decoração comfy, que é embasada no conforto e deixa a casa muito mais acolhedora, também é outra aposta para quem busca entrar na estética do primavera-verão. “Com tecidos agradáveis ao toque e almofadas e mantas que trazem mais acolhimento aos ambientes, esse estilo é composto por peças macias, leves, com modelagem mais clara, sem adereços e com poucos detalhes. O ambiente que traz essa combinação é marcado por itens diferenciados e bons acabamentos”, recomenda.
A gerente enfatiza que o dourado também está entre as cores que estarão em alta durante as duas próximas estações. “Essa cor viva transmite elegância, refinamento e luxo aos espaços, e pode ser usada nos mais diferentes cômodos da casa. É ideal para os ambientes pequenos, garantindo um toque muito mais elegante e com um aspecto requintado”, declara.
Para finalizar, Camila esclarece que o retrô ganhou uma nova definição para essa época do ano. “Esse design não tem nada de ultrapassado. Muito pelo contrário, ele resgata peças que trazem memória afetiva e pode ser incorporado em vários cômodos. Um quarto com esse estilo evoca bons sentimentos, em um ambiente aconchegante e propício ao descanso, com estampas estilos anos 80 e peças despojadas, sendo a opção ideal para os dias mais quentes”, finaliza.