O que será da decoração em 2022?

Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, traz um panorama do que estará em alta nos lares brasileiros durante o ano

Com muitas esperanças e promessas para a entrada do novo ano, quando se trata do segmento de casa e decoração, isso não teria como ser diferente. E sem dúvidas, a busca pelo bem-estar e aconchego — herança trazida pelo período de pandemia — está entre as maiores tendência para os lares brasileiros em 2022.

A estética comfy marcará presença na hora de compor os ambientes, onde será possível identificá-las nas cores neutras ou quentes, que remetem a conforto, e no minimalismo, que preza por linhas retas e pelo conceito do “menos é mais”. Sendo assim, o foco girará em torno da qualidade dos móveis e elementos decorativos, dando preferência somente ao que é de fato essencial, fugindo dos exageros.

A procura pelo natural, já muito presente na decoração em 2021, segue em alta em 2022. Painéis de madeira clara nas paredes, plantas, flores e cores que remetem à natureza, como os tons terrosos, também estarão em alta durante o período. Essa tendência preza pela valorização de materiais naturais. Inclusive, pensando nas roupas de cama ou de banho, peças de linho e algodão são perfeitas nesse quesito, proporcionado leveza, aconchego e sofisticação aos quartos e banheiros.

Para quem pensa que o dourado só deve ser trazido ao décor nas celebrações de virada de ano, muito se engana. Para o novo ano, a tonalidade que representa elegância e sofisticação, estará presente nos objetos decorativos, como luminárias, vasos, porta-retratos e quadros, mas também, tapetes, toalhas, almofadas e até mesmo cortinas podem conter referências da nuance. Só é preciso tomar cuidado com exageros, afinal o excesso pode resultar em ambientes carregados e prejudicar a estética do local.

Por fim, mas de longe menos importante, com o anúncio pela Pantone da cor Very Peri como a coloração de 2022, muito do que envolver o segmento de decoração estará adequado com a nuance. Se configurando de uma mistura de um violeta avermelhado e um azul floral dinâmico, muito provavelmente para os que são chegados em tendências terão em suas casas o tom na parte mais estrutural como paredes e azulejos, ou até mesmo dos componentes decorativos, como almofadas, tapetes, toalhas, colchas, lençóis ou mantas proporcionando um espaço alegre, moderno e inovador.