Especialista fala sobre o autoconhecimento na juventude. Agitado e sem tempo é uma das definições da adolescência, fatores como: vestibular, autoescola, universidade, trabalho e dinheiro, provocam no jovem uma inquietação. Esta gama de decisões é normalmente provocada no adolescente através de pais, amigos e até mesmo o próprio ambiente social, porém para conseguir focar e decidir algo, o terapeuta João Gonsalves afirma “ao invés de classificar como certo ou errado, você pode simplesmente perguntar: Isto gera harmonia ou desarmonia, eu quero isso para mim ou não quero”.
Essa pressão, se cultivada, ao longo do tempo desencadeara uma possível depressão, pois segundo os dados da pesquisa realizada de 2005 a 2014 pela Universidade Johns Hopkins, revelou que 37% dos entrevistados apresentavam o sintoma de depressão. Para isto o terapeuta sugere um autoconhecimento, ‘‘o autoconhecimento desvenda mistérios da vida daquele que busca essa sabedoria interior e, consequentemente, pode desvendar questões da sociedade também’’, afirma.
Para o Terapeuta João Gonsalves tanto nos adolescentes como em todas as idades, ‘‘olhar para dentro e questionar com a mente aberta sobre a contribuição pessoal na realidade que se vive, pode ser a fonte da consciência de que possuímos autonomia sobre nossas vidas e somos nós quem definimos o que somos, o que queremos ter, fazer ou ser’’.
Para questões interiores, o terapeuta, João Gonsalves, desenvolveu um método denominado de Autosofia, sendo ela a busca pela sabedoria interior. Segundo o terapeuta ‘‘Auto’, significa ‘de si mesmo’ e ‘sofia’, significa ‘sabedoria’, então é a busca pelo conhecimento interior, o autoconhecimento’’. O método consiste em aprofundar nos questionamentos que o paciente traz na sessão e a partir da busca interior.