Desde muito tempo, o pão é encontrado ao redor do mundo, de diversos tipos e formatos, em pesquisa, revelou que é o alimento mais consumido pelos brasileiros, nem a carne o superou. Em padarias, geralmente é pedido aquele pão mais “torradinho”, no entanto, este pode ser um pão perigoso. Segundo a Agência Alimentar Britânica, alerta que consumir alimentos com essa característica de torrado é prejudicial à saúde, pois a probabilidade de câncer é alta.
O risco é derivado da substância acrilamida, apesar dessa ser parte natural do processo de cozimento, como explica o nutrólogo Dr. Máximo Asinelli, “No pão, por exemplo, a água, açúcar e aminoácidos se juntam e mudam tanto a cor como o aroma e o sabor, resultando na produção de acrilamida”, ou seja, alimentos fritos, grelhados ou torrados possuem esta substância. No alerta, foi divulgado que esta substancia é perigosa ao DNA e favorecendo ao surgimento de tumores.
Ricos em carboidratos, a acrilamida é encontrada nas batatas e cereiais, assim para evitar, é recomendado o consumo desses alimentos, em menor temperatura de processamento. E divulgado no alerta, que não há a diferença entre fazer estes alimentos em casa ou comprar prontos, o conselho ainda é o mesmo, a preferência para aqueles sem torrar e evitar alimentos ricos em carboidratos, preparado com algum processo de preparo em altas temperaturas.
No entanto, não são somente os pães que possuem este perigo, alimentos como, café, bolos e biscoitos e batata frita, também causam o efeito da acrilamida, portanto o consumo tem que ser diminuído para evitar possíveis problemas.