Personal chef cadastrada no GetNinjas ensina um cardápio prático para o café da manhã, almoço e jantar em casa
Você sabia que os vegetais, legumes, grãos e oleaginosas, são ricos em ferro, cálcio e vitamina A? Acredite, essas propriedades não são exclusivas da proteína animal. Por outro lado, o consumo excessivo de carne vermelha aumenta o risco de doenças cardíacas e de aterosclerose, prejudica os índices de colesterol e pode provocar alternâncias de pressão alta.
Pensando nisso, o Getninjas, aplicativo de contratação de serviços, convidou a Ana Regina Bonifácio, Personal Chef em São Paulo e criadora do “Tempero de Mãe”, para criar três refeições sem proteína animal, incluindo café da manhã, almoço e janta, para os interessados em colocar em prática prática os hábitos saudáveis. Confira a seguir:
O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. A profissional recomenda um mousse de chia com água de coco e frutas. Confira abaixo como fazer essa receita pra lá de leve:
Ingredientes:
– 1 copo de água de coco (de preferência natural);
– 2 colheres de sopa de chia;
– 1 xícara de frutas de sua preferência (podendo inovar todos os dias, substituindo a água de coco por suco de fruta natural).
Modo de preparo:
Coloque a chia em um liquidificador e adicione a água de coco e as frutas de sua preferência. Bata tudo e deixe hidratar alguns minutos. Decore com pedacinhos de frutas e sirva gelado.
#DicaNinja: Com água de coco, a receita pode ser feita no dia anterior, com suco de frutas, o ideal é fazer 2 horas antes de servir.
Para um almoço cheio de nutrientes gostosos, super colorido e completo, a dica da chef é um quibe de quinoa , abóbora cabotian e proteína de soja. Veja o passo a passo a seguir:
Ingredientes:
– 1 cebola ralada;
– 2 dentes de alho bem picados;
– 2 ml de azeite;
– 1 xícara de chá de quinoa cozida no caldo de legumes;
– 2 xícaras de chá de purê abóbora cabotian;
– 1 xícara de proteína de soja hidratada e bem espremida;
– 1/2 xícara de chá de hortelã picado (se preferir, pode colocar um pouco mais);
– Pimenta do reino branca (opcional).
Modo de preparo:
Cozinhe, amasse e reserve a abóbora cabotian. Em uma panela, refogue a cebola e o alho com azeite, misture bem a proteína de soja e a quinoa. Tempere com sal, pimenta do reino branca e o hortelã, confira o sal e retire do fogo. Divida esse refogado em duas partes. Em uma vasilha funda, misture bem a abóbora com metade do refogado de quinoa e proteína de soja. Unte um refratário médio com azeite e molde metade da massa no fundo da forma. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa por cima. Passe um pouco de azeite para dourar e leve ao forno por 20 minutos. Sirva com salada colorida de rúcula, alface, tomate cereja, castanhas e amêndoas.
Para fechar com chave de ouro e aquecer as noites geladas de outono, Ana recomenda um creme de mandioquinha. Confira como fazer o caldinho:
Ingredientes:
– 180 gramas de mandioquinha;
– 30 ml de azeite;
– 7 folhas de sálvia;
– 200 m de caldo de legumes caseiro;
– 1 cebola picada em quadrados pequenos;
– 40 gramas de sal.
Modo de preparo:
Descasque as mandioquinhas e leve-as ao fogo. Para refogar, utilize azeite, sálvia e cebola, Observe até transparecer a cebola, coloque a mandioquinha e em seguida, acrescente o caldo de legumes caseiro. Quando a mandioquinha estiver bem cozida, retire da panela e reserve o caldo. Passe a mandioquinha ainda quente na peneira e coloque o preparo de volta no caldo. Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva quente.
#DicaNinja: Utilize croutons ou snacks de legumes por cima para dar uma crocância.
Com mais de 30 anos de experiência como cozinheira, Ana Regina Bonifácio está cadastrada no GetNinjas e é expert em alimentação saudável. Para contratar este ou demais serviços do app, acesse o site ou aplicativo GetNinjas.