Componente principal de uma das receitas favoritas dos brasileiros, o cacau é um fruto tropical que tem sementes amargas – que passam por um processo de várias etapas até a comercialização.
Matheus Motta, nutricionista do Vigilantes do Peso, está à disposição para explicar os benefícios do cacau e dar dicas de como escolher o chocolate e incluir o alimento na rotina de forma mais saudável.
Benefícios do cacau:
O cacau é um fruto tropical e seu uso vai desde a polpa da fruta – rica em açúcares – como refrescos e licores, até suas amêndoas e sementes, usadas na produção de chocolate. As amêndoas/sementes do cacau são ricas em polifenóis (compostos fenólicos) de vários grupos que possuem uma atividade antioxidante no organismo, combatendo radicais livres – sua principal função. Além disso, são anti-inflamatórios, anticarcinogênicos, antimicrobianos, antitrombóticos e vasodilatadores, sendo sua ingestão (cacau) relacionada a uma melhora na função cardíaca.
Versões:
A versão mais natural é o cacau em pó, extraído das amêndoas secas, torradas e trituradas, que não possui outros ingredientes em sua composição, como o açúcar. Por isso, traz mais benefícios à saúde. Como resultado, o cacau em pó é mais amargo. e pode ser utilizado em receitas como brownies e bolos.
Cacau em pó não é a mesma coisa que chocolate em pó e bem distante de achocolatado em pó. O chocolate em pó possui outros ingredientes, como açúcar e aditivos químicos e em torno de 50% de cacau. É a versão mais popular em confeitarias e em casa. Pode ser utilizado em todas receitas que peçam chocolate. Já o achocolatado possui cerca de 70 a 90% de açúcar. A opção mais saudável é o cacau, mas se o sabor amargo não agradar, procure por chocolate em pó com maior teor de cacau.
Tendência:
O chocolate rubi, também conhecido como chocolate rosa, foi lançado por uma empresa suíça em 2017 e é uma inovação no ramo de cacau. Criado 80 anos após o lançamento do chocolate branco, o chocolate rosa é feito a partir de um tipo específico de grãos de cacau, que resulta em um pó de tom avermelhado. Por isso, a versão não leva corantes. A novidade segue a tendência de alimentos com aparência atraente e colorida, próprios para serem fotografados e compartilhados nas redes sociais.
Receitas:
Tempo total de preparo: 20 min
Porções: 10
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
100 gramas de tâmaras secas
1 xícara de flocos de aveia
1 colher de sopa de manteiga de amendoim sem sal
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
2 colheres de sopa de leite de amêndoas, natural, sem açúcar
2 colheres de sopa de flocos de coco sem açúcar
Instruções:
Bata no liquidificador as tâmaras, metade da aveia, a pasta de amendoim, o cacau em pó e o leite de amêndoas, até obter uma massa consistente.
Forme pequenas bolinhas com a quantidade aproximada de 2 c.c. da massa em cada uma.
Misture o restante da aveia com o coco ralado em um prato fundo e passa as bolinhas, enrolando novamente para aderir. Você pode manter em geladeira por até 5 dias.
Tempo total de preparo: 30 min
Porções: 50
Dificuldade: moderado
Ingredientes:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
2/3 xícara de cacau em pó sem açúcar
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de açúcar demerara
1/3 xícara de óleo de coco
1 colher de chá de essência de baunilha
3/4 xícara de água quente
1 xícara de flocos de coco sem açúcar
Instruções:
Preaqueça o forno a 180º C. Forre duas formas com folha de papel manteiga.
Em uma tigela grande, misture a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Em outra tigela, bata com um mixer o açúcar, o óleo e o extrato de baunilha até que se misturem por completo.
Adicione metade da mistura de farinha e metade da água quente na mistura de açúcar e
bata até atingir uma textura homogênea. Junte o coco, o restante da água e da mistura de farinha e bata novamente até que todos os ingredientes se combinem.
Com uma colher, retire porções da massa e modele 50 bolas. Nas formas forradas, organize as bolas deixando um espaço de um dedo entre elas. Depois de organizadas, achate as bolas de massa com a parte de trás de uma colher molhada.
Leve as formas ao forno e deixe assar por, aproximadamente, 10 minutos. Retire do forno e deixe os cookies esfriarem, ainda nas formas, por 2 minutos. Remova os cookies para um recipiente destampado para que resfriem completamente.