Não há dúvida de que o pão é um dos alimentos mais presentes na mesa do brasileiro, seja como a principal refeição para começar o dia, a entrada para aguardar outros pratos, ou acompanhante de receitas mais robustas e com molhos. A massa é tão versátil quanto o vinho, e os dois apresentam mais uma característica em comum: são o resultado do processo da fermentação.
Neste sábado é comemorado o Dia Mundial do Pão e, para celebrar a data, Augusto Alves, sommelier da Evino, preparou 6 dicas de harmonizações com vinhos para uma degustação especial.
Focaccia
“O pão de origem italiana tem o formato achatado, textura macia e costuma ser coberto com sal grosso, azeite e alecrim. As especiarias combinam com a leveza do ZioBaffa Pinot Grigio 2020, um vinho branco com aromas e sabores frutados”, indica Alves.
Ciabatta com rosbife
“Esse pão mais rústico, de formato retangular, com casca crocante e miolo bem aerado, é muito utilizado no preparo de sanduíches, e fica ainda mais saboroso recheado com rosbife e acompanhado do De Martino Cabernet Sauvignon Valle del Maipo D.O. 2019. Vinho orgânico, ele apresenta aromas frutados, como cereja, ameixa e cassis, e taninos macios, que combinam perfeitamente com a textura do pão e do rosbife”, afirma o sommelier.
Bruschetta de cogumelos
“O nome deriva de “bruscato”, que quer dizer tostado, ou seja, é um pão torrado, e os ingredientes que vão em cima podem variar. No caso de cogumelos, minha recomendação é o vinho argentino La Poderosa Pinot Noir 2020: o tostado do pão e o sabor terroso do cogumelo são ideais para equilibrar os aromas e sabores delicados da Pinot Noir”, explica Alves.
Pão de centeio e provolone
“Feito com centeio (e não com trigo), esse é um pão mais escuro e de sabor acentuado que combina muito bem com queijos, como o Provolone. Para harmonizar, aposte no Petit Verum Verdejo 2019, um vinho branco espanhol com aromas de frutas cítricas e tropicais”, diz o sommelier.
Pão de figo com nozes
“O pão com pedaços de figo e nozes apresenta um sabor levemente adocicado com um toque picante. Por isso, aproveite para degustar com o Primo Reale Primitivo di Salento IGT 2020, um vinho com aromas de frutas negras maduras e especiarias, que também apresenta notas de figo, textura macia e caráter levemente adocicado”, conta Alves.
Brioche com geleia de amora
“De origem francesa, o brioche é feito com alto teor de manteiga e ovo, o que resulta em uma massa leve e muito fofa. Esse pão pode ser consumido puro ou acompanhado de geleias e queijos. No caso da geleia de amora, é indicada a harmonização com o Prahova Valley Merlot Rose DOC Dealu Mare 2019, cujas notas de ameixa, amora fresca e o toque de morango combinam com a geleia escolhida”, conclui.