Por que os lábios costumam ficar rachados no inverno? De acordo com a dermatologista Vanessa Perusso, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, isso acontece porque nossos lábios têm nenhuma ou pouquíssimas glândulas sebáceas, estruturas responsáveis pela produção de oleosidade. “A falta da proteção da barreira lipídica, facilita a perda de água para o ambiente, resultando em ressecamento. Além disso, por ficarem no lado externo da boca, os lábios não ficam constantemente umedecidos, o que é um agravante quando ficamos expostos a fatores que consomem ainda mais a água da nossa pele, como sol, frio excessivo, vento e ar condicionado”, explica a especialista.
Então, para manter a boca sempre hidratada, o segredo é sempre umedecer os lábios com a língua? “Não, não adianta usar a língua para hidratar. A água presente na saliva não penetra na camada de semimucosa do vermelhão dos lábios, além do fato de o pH da saliva ser diferente do ideal para a pele, podendo agravar o ressecamento”, pontua Vanessa.
Adeus lábios ressecados
A dermatologista indica a fórmula com três passos simples para manter os lábios em dia durante o inverno. “O segredo é beber água, hidratar os lábios com lipbalms que contenham agentes hidratantes específicos para atender essa região e esfoliar a boca para remover as células mortas uma vez por semana”, explica e complementa que o último passo não deve ser feito em intervalos menores para não agredir a pele da região.
Para a esfoliação, a especialista indica receitas caseiras, como açúcar com óleo ou mel. “Basta esfoliar em movimentos circulares suavemente nos lábios, que sentirá a diferença praticamente no mesmo instante”, explica.