O poder do aroma: como os perfumes estão relacionados ao humor

Muito mais que um item de cuidado pessoal, as fragrâncias dos perfumes podem ser usadas como aromaterapia

A aromaterapia, técnica medicinal alternativa que prevê o tratamento de algumas doenças com ajuda de aromas diferentes, foi por muitos anos um método utilizado com óleos e, agora, passou a ser realizado também com perfumes. Isso porque os produtos contêm em sua fórmula fragrâncias irresistíveis e, ao mesmo tempo, terapêuticas.

O olfato é o único sentido que está ligado diretamente ao cérebro, fazendo com que os aromas evoquem lembranças e memórias profundas inconscientemente, liberando serotonina e afetando o humor. O cérebro armazena as informações de formas diferentes, por isso nem todas as lembranças e sentimentos em relação aos aromas podem ser positivos. Cada pessoa terá uma perspectiva diferente sob o mesmo cheiro, levando a diferentes emoções.

A Água de Cheiro, pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria, separou alguns aromas, com explicações sobre como e por quê essas essências afetam o humor. Confira:

Baunilha

Essências com notas de baunilha, trazem lembranças da infância – como sorvete e biscoito -, pois eram comuns esses alimentos serem consumidos como recompensa e em momentos de prazer. Por isso, o aroma carrega efeito relaxante e de conforto.

Cítricos

Perfumes com notas cítricas, como laranja e limão, estão associados ao bom humor. Isso porque a essência está ligada ao frescor e ao revigoramento de energia.

Lavanda

A lavanda, conhecida como tranquilizante natural, faz com que os perfumes com suas notas ofereçam a mesma referência, regularizando a resposta do organismo com o sistema nervoso.