No outono, é importante ajustar a rotina de cuidados com a pele para lidar com as mudanças climáticas.
A dermatologista Silvia Quaggio alerta que no outono, a pele fica mais seca. Para manter a pele limpa e saudável nesta estação do ano, a dermatologista recomenda que é importante fazer uma limpeza mais delicada, sem exageros, evitando lavar o rosto mais de duas vezes por dia, pois poderá ressecar ainda mais a pele.
Além disso, ressalta que é importante evitar banhos demorados e quentes. O ideal são banhos com água fria ou morna, mais breves, com pouco sabonete e não esfregar a pele com buchas. O auto cuidado sempre começa no banho. Quando tomamos banhos mais rápidos, menos quentes, com sabonetes que não ressequem a pele, a pele se mantém um pouco hidratada, um passo importante nos cuidados diários.
Segundo ela a hidratação é importante no outono, não só no que se refere à ingestão de líquidos, mas ao uso de creme hidratante adequado ao tipo da pele, para rosto e corpo.
O ideal é escolher um hidratante que seja indicado para seu tipo de pele e usá-lo duas vezes ao dia, após lavar o rosto e o corpo.
O protetor solar deve ser mantido, e em geral não ser inferior ao fator de proteção 30, principalmente para aquelas pessoas que trabalham expostas ao sol ou que dirigem durante o dia por várias horas.
É fundamental utilizar protetor solar no rosto e nas áreas expostas do corpo diariamente e, também, utilizar protetor labial porque, do mesmo modo que acontece com a pele de outras partes do corpo, os lábios podem sofrer muito com os efeitos do tempo seco. Para finalizar, não esquecer que mesmo em dias nublados, devemos usar os protetores solares.