Foi-se o tempo em que o inverno era sinônimo de frio. Atualmente, o período que dura até setembro apresenta muitas variações no clima, o que faz muita gente se confundir sobre a maneira correta de cuidar da pele.
Ao ver os braços e pernas um pouco mais ressecados nos dias frios, por exemplo, muita gente recorre aos óleos corporais, mas é importante ressaltar que eles não hidratam a pele. Outro erro – mais preocupante – é deixar de usar o protetor solar no inverno. Ele é muito importante e deve ser usado nas quatro estações, pois os raios ultravioletas estão presentes em todas elas e podem favorecer o envelhecimento precoce da pele.
Os lábios também merecem atenção nessa época, pois podem sofrer ressecamento por conta da temperatura e da exposição ao vento frio. O hábito de passar a língua ao redor dos lábios para diminuir o aspecto seco, só piora e ainda contribui para o surgimento de fissuras. Para prevenir, o recomendável é usar hidratante labial com protetor solar.
Atenção na hora do banho
Durante o inverno diminuímos a transpiração corporal, o que pode significar menos banhos ao dia para alguns. No entanto, os banhos costumam ser mais quentes no período, o que facilita a remoção do manto lipídico natural da pele e resulta em ressecamento. Por isso, devemos ter alguns cuidados para manter a pele saudável durante o inverno, como:
– Não tomar banho muito quente e demorado;
– Não usar buchas;
– Preferir sabonetes suaves e hidratantes;
– Usar um bom hidratante após o banho.
É importante lembrar que informações são importantes, mas não substituem a consulta médica. Cada pele e organismo reage de um jeito perante as alterações climáticas, por isso busque orientação especializada para tirar dúvidas ou iniciar um tratamento.
Natali Moraes