A tonalidade rosa, antes caracterizada como juvenil, tomou conta do gosto popular e das passarelas em desfiles de marcas como Gucci, Prada e Versace. E para quem deseja apostar na tendência na hora de montar a make perfeita, o Diogo Rogério, instrutor do Curso de Maquiagem do Instituto Embelleze, na unidade de Cupecê, São Paulo, preparou algumas dicas de como utilizar a cor em suas diferentes nuances – e também em diversas ocasiões. Confira!
Dos vestidos às maquiagens, o rosa tem reafirmado a sua posição de trend do ano em grandes eventos, como a semana de moda de Milão e a premiação do Oscar. Variando em tons, que vão desde o bebê até o pink, a tonalidade se destaca e emplaca como a maior promessa para o Outono/Inverno 2019. Segundo Diogo Rogério, instrutor do Curso de Maquiagem do Instituto Embelleze, maior rede de franquias voltada para a formação profissional em beleza, a cor já é a queridinha para produtos como sombras e batons. “A fama do rosa se dá pela diversidade de nuances de tom. Dessa forma, é possível explorar diversos estilos de make, abraçando todos os gostos.”, comenta.
De acordo com Diogo, o rosa é bastante versátil e pode ser utilizado desde produções básicas do dia-a-dia até em looks mais elaboradas para a noite. “Para um dia de trabalho, indico o uso de tons mais sóbrios de rosa. Os nudes, por exemplo, são opções certeiras para looks diurnos, tanto para os olhos quanto para a boca. Essa mesma maquiagem pode ser reaproveitada em um evento noturno, aplicando um tom de rosa mais marcante nos lábios”, instrui. Outra dica do profissional é marcar o côncavo com uma sombra com tonalidade acima, dando um ar mais elaborado para a maquiagem. Já as mais ousadas, podem optar também por um delineado gatinho cor-de-rosa, que está super em alta entre as famosas.
“É importante ressaltar também a escolha do tom que mais combina com cada tonalidade e subtom de pele”, explica o profissional. Identificando as características da pele, a ideia é entender qual tonalidade do rosa harmoniza melhor. “O rosa é uma ótima opção para agregar um aspecto de saúde a make. Porém, se a pele já é naturalmente rosada, tons claros da cor podem dar o efeito contrário. Nesse caso, a melhor aposta está nos tons mais fortes, como os corais, neons ou pinks”, exemplifica o especialista do Instituto Embelleze.