Diabetes Sem Medida supera meta de arrecadação em 48 horas para combater crise de insumos para diabéticos

“PIX Solidário” do podcast Diabetes Sem Medida levanta fundos para doar glicosímetros e fitas, para a Casa do Diabético e validando o projeto social independente

O podcast Diabetes Sem Medida (DSM), um projeto de iniciativa social e produção independente dos hosts Riad Salloum e Leandro Araújo, lançou uma campanha de arrecadação de fundos via Pix e alcançou um resultado impressionante em apenas 48 horas. A iniciativa, batizada de “PIX Solidário”, visa reverter as doações em insumos essenciais—glicosímetros e fitas de medição de glicemia—para entidades que assistem pessoas com diabetes, começando pela Casa do Diabético em Franca/SP.

O DSM, que cobre custos operacionais significativos para trazer profissionais de saúde de referência de todo o país (incluindo São Paulo, Belo Horizonte e Ribeirão Preto) para as gravações da sua quarta temporada, identificou a necessidade de transformar a influência digital em ação social concreta, especialmente em novembro, Mês da Conscientização da Diabetes. O objetivo inicial era arrecadar R$ 6 mil para a compra de 100 glicosímetros.

O apoio da comunidade superou todas as expectativas: em apenas dois dias de campanha, o “PIX Solidário” já havia arrecadado R$ 7, 2 mil. O montante não só superou a meta inicial, como comprovou a credibilidade e o engajamento social do podcast, que já soma milhões de visualizações em suas plataformas. Uma doação significativa foi realizada pelo Hospital Oftalmológico de Franca, ajudando a impulsionar o sucesso da campanha que agora se torna permanente, com a chave Pix disponível na bio do Instagram do podcast.

A urgência da ação foi motivada por um desabastecimento crônico de insumos vitais. Ao canalizar as doações para a Casa do Diabético, o DSM garante que os kits sejam entregues a quem realmente precisa, aproveitando o cadastro de pacientes da instituição e, futuramente, podendo firmar parcerias com distribuidoras, como a Acofarma, para otimizar os custos.

“O Diabetes Sem Medida está indo para a quarta temporada e percebemos que não podemos apenas falar sobre os problemas, precisamos agir. Eu sou diabético há 38 anos e sei o quão essencial é ter a fita de medição. Ver a comunidade responder de forma tão imediata ao nosso ‘PIX Solidário’ é a prova de que a nossa luta por mais respeito e acesso a insumos é uma causa de todos. Isso nos dá força para ir além da informação e garantir resultados tangíveis”, afirma Riad Salloum, co-host e idealizador do podcast.

“O DSM é um projeto social encampado por nós, produtores independentes, que arcam com todas as despesas para manter o alto nível das entrevistas e da produção. O fato de termos superado a meta de R$ 6 mil em apenas 48 horas é um atestado do nosso reconhecimento. O mercado e a comunidade estão nos dizendo que confiam no nosso trabalho. Agora, com os fundos, podemos garantir que nossa comunicação gere um impacto real: glicosímetros e fitas que vão durar um mês para quem estava completamente desamparado”, completa Leandro Araújo.