Eventos de conteúdo e inovação movimentam segundo dia da Febrava 2025

Feira tem alto nível de debates técnicos nos pavilhões Water Treatment Expo e Smart Heat Expo e conta com 118 soluções do Selo Inovação com um dos reconhecimentos mais aguardados do setor AVACR

O segundo dia da Febrava 2025 foi marcado pela intensa programação das arenas de conteúdo Water Treatment Expo (WTE) e Smart Heat Expo (SHE), duas das grandes novidades desta edição. Nesta quarta-feira, 10, o espaço recebeu uma série de palestras que discutiram novas tecnologias e soluções para eficiência energética, sustentabilidade e inovação no setor.

A programação incluiu as apresentações “Tecnologias In situ: Inovação no Tratamento de Água para Indústrias”, com Carolina Santos, sócia e diretora de marketing da Hidrogeron; “Lançamento do Boiler com Tecnologia Inverter – Eficiência e Inovação no Aquecimento de Água”, com Jamil Hussni Júnior, engenheiro metalúrgico; e “Piso Aquecido – Muito além do tato ‘quentinho’”, com Leandro Almas, fundador e diretor comercial da Vesta Piso Aquecido.

Para Tatiana Rassini, gestora da Febrava, a criação dos novos pavilhões reforça a importância de ampliar os debates do setor. “Os pavilhões WTE e SHE são algumas das principais novidades da Febrava para este ano. A programação conta com uma curadoria criteriosa, trazendo especialistas de alto nível e soluções que ajudam a construir o futuro do setor.”

As palestras seguem até o último dia da feira. Na quinta-feira, 11, estão programados os debates “Água: do conceito à prática”, “Construir para o Futuro: ESG como Estratégia para Economia de Água, Energia e Redução de Emissões” e “Futuro Integrado: Água, Energia e ESG na prática”. Já na sexta-feira, 12, a agenda traz os temas “Eficiência Hídrica e Reúso em Grandes Empreendimentos: O Futuro já Chegou” e “Água e Energia na Indústria Cosmética: Eficiência Térmica e Sustentabilidade”. A programação é gratuita e não exige inscrição prévia.

Reconhecimento à inovação

Os visitantes também aproveitaram o segundo dia de Febrava para conhecer os produtos e inovações reconhecidos com o Selo Inovação. Nesta edição, o número de produtos premiados cresceu 55% em relação à anterior, totalizando 118 soluções de 43 expositores. As novidades compõem uma rota de visitação autoguiada, permitindo que profissionais explorem de forma prática o que há de mais promissor no mercado.

Entre os destaques, está o Eco Inverter III, da Elgin, que utiliza gás ecológico R32, que não agride a camada de ozônio e possui baixo potencial de aquecimento global. Seu sistema de filtragem com íons de prata e ionizador ativo ajuda a eliminar impurezas, garantindo ar mais limpo e saudável.. Para o gerente de produtos Leandro Morais Lourenço, o reconhecimento reforça o papel da indústria nacional: “Receber o Selo de Inovação é uma honra, já que somos uma empresa nacional concorrendo com várias multinacionais que têm matriz no exterior. Para nós, enquanto empresa nacional, alcançar esse prêmio é de enorme satisfação.”

A Gree também foi premiada com o Chiller centrífugo com mancal a ar aerodinâmico, que reduz a complexidade do equipamento e elimina componentes de alto consumo de óleo. “O Selo Inovação serve para mostrar, justamente, produtos novos, produtos diferentes do mercado. E o Chiller centrífugo foi lançado para essa Febrava. Então, ter esse selo mostra muito do nosso trabalho e nossa dedicação durante todo o ano”, comenta o engenheiro de vendas Henrique Oliveira.

Já a Midea Carrier conquistou o selo com o ar-condicionado Ecomaster, equipado com a função AI Ecomaster, que oferece até 30% de economia adicional de energia. Segundo Maria Alice Grigoli dos Santos, gerente de produtos da empresa, o diferencial está na inteligência artificial embarcada. “Por meio da inteligência artificial, o Ecomaster se conecta a uma base de dados global, com milhões de informações de temperatura e umidade. Ele tem a capacidade de prever o que vai acontecer, adaptar a rotação do compressor para atingir a temperatura ideal em cada situação climática e permite uma economia de até 30% a mais do que um ar-condicionado inverter comum”, explica.

O Selo Inovação é uma iniciativa da Febrava em parceria com a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento), com a participação de dezenas de especialistas e representantes de entidades técnicas e acadêmicas de referência. Os produtos reconhecidos pela premiação estão disponíveis também pelo Link.

A Febrava ocorre simultaneamente à FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade, até sexta-feira, 12 de setembro, no São Paulo Expo. O credenciamento é gratuito para os profissionais do setor e está disponível em www.febrava.com.br.

A cobertura completa do segundo dia de Febrava está disponível no site.