SEMPRE LIVRE® lança pesquisa global sobre menstruação

Estudo mundial realizado em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria revela tabus e estigmas mundiais sobre o tema

Em 28 de maio celebra-se o Dia Mundial da Menstruação. Para reforçar o seu novo posicionamento baseado em um diálogo que reforça a naturalidade deste assunto, SEMPRE LIVRE®, marca de cuidados femininos da Johnson & Johnson, acaba de lançar um estudo global, em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria, que revela os principais mitos e estigmas sobre o tema.

Foram entrevistadas 1.500 mulheres, de 14 a 24 anos, em cinco países: Brasil, Índia, África do Sul, Filipinas e Argentina, que forneceram insights interessantes: globalmente, 54% relataram que não sabiam absolutamente nada ou tinham poucas informações sobre menstruação no momento da menarca e 56% se sentem incomodadas durante o período menstrual e aliviadas após o término dele. Confira outras conclusões levantadas pela pesquisa:

Brasil

Durante a menstruação, as entrevistadas se sentem:

66% desconfortáveis (vs 50% global);
57% sujas (vs 40% global);
42% inseguras (vs 28% global);
Apenas 19% se sentem capazes (vs 24% global).

Mudança de hábitos

Mais da metade das garotas mudam seus hábitos durante a menstruação, sendo que:

74% deixam de entrar na piscina (vs 68% global);
66% param de praticar esportes (vs 56% global);
47% não dormem fora de casa (vs 38% global);
46% evitam sair de casa (vs 33% global).

Comportamento

7 em cada 10 das entrevistadas se preocupam em descartar o absorvente usado no lixo porque outras pessoas podem ver (vs 52% global);
Somente 22% não tem medo de levantar durante a aula no período menstrual (vs 27% global);
Apenas 24% não acham a menstruação nojenta (vs 30% global).

Constrangimento e impactos

O pai é a pessoa com a qual as mulheres mais evitam falar sobre menstruação;
Quase a metade esconde o absorvente no caminho do banheiro (46%);
2 em cada 5 meninas pedem absorventes para outra mulher como se fosse um segredo (42%);
Somente 26% se sentem produtivas durante o período;
1 em cada 10 deixa de ir para escola e/ou trabalhar quando está menstruada.

Hábitos culturais

43% não andam descalças ou conhecem alguém que não faz isso durante esse período;
31% não lavam o cabelo ou conhecem alguém que evita esta ação durante o ciclo menstrual.

Hábitos culturais de outros países

África do Sul

Durante o período menstrual:

32% não encostam em imagens religiosas ou conhecem alguém que age desta forma;
34% não visitam templos ou conhecem mulheres que evitam fazer isso.

Índia

Durante o ciclo menstrual:

57% não entram na cozinha ou conhecem alguém que evita fazer isso;
39% são tratadas pela família como intocáveis ou conhecem pessoas que passam pela mesma situação;
39% não dormem na própria cama ou conhecem pessoas que têm este hábito;
37% não sentam na mesa com a família ou conhecem alguém que tem o mesmo hábito;
30% são proibidas de sair de casa ou conhecem alguém que passa pela mesma situação.

Filipinas

Durante a menstruação:

75% não tomam banho ou conhecem alguém que não toma durante o ciclo menstrual;
49% não tomam sorvete ou bebidas geladas ou conhecem alguém que não toma durante a menstruação;
24% não fazem bolo ou maionese ou conhecem alguém que não faça durante a menstruação.

Argentina

27% não lavam o cabelo ou conhecem alguém que não lava durante o ciclo menstrual.
24% não tomam banho ou conhecem alguém que não toma durante esse período;
20% não fazem bolo ou maionese ou conhecem alguém que não faça durante esse período.

Deixe uma resposta