SINCOVARP e CDL incentivam Delivery, Drive-thru e E-commerce no varejo de Ribeirão Preto

Organizado pelas duas entidades, o Drive-thru da Esplanada do Theatro Pedro II é serviço gratuito para lojistas e consumidores da região central. Cartilha eletrônica explica como montar a operação nos demais corredores comerciais da cidade

O SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e a CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas, orientam comerciantes de todas as regiões da cidade a utilizarem os sistemas de Delivery e Drive-thru, além do E-commerce, como formas de vender mais  e minimizar os prejuízos causados pela suspensão do atendimento presencial nos estabelecimentos não-essenciais.

“É preciso usar todas as formas de vender que estejam permitidas. Ainda em março, quando percebemos as severas restrições que viriam com a quarentena, alertamos os lojistas de Ribeirão Preto para a importância das vendas por Delivery e Drive-thru. O cenário vem confirmando nossa tese”, explica Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP.

Como representantes do setor lojista no Grupo de Transição e Retomada, as duas entidades articularam a publicação do decreto municipal no 116/2020 que regulamenta a modalidade Drive-thru no comércio tradicional de Ribeirão Preto. “Criamos regras alinhadas com os protocolos de prevenção ao Covid-19 e conseguimos dar segurança jurídica aos lojistas. Também obtivemos permissão para montarmos o Drive-thru do Comércio de Ribeirão na Esplanada do Theatro Pedro II, espaço administrado por nós e que vem sendo utilizado gratuitamente, há semanas, por lojistas e consumidores”, afirma Lopes.

SINCOVARP e CDL RP também conseguiram autorização para outros três espaços de Drive-thru na região central, caso seja necessário expandir, e ainda mapearam dezenas de outros pontos nos demais corredores comerciais da cidade. “Nossa proposta é transformar bolsões de trânsito e vagas de estacionamento de praças e escolas próximas aos corredores comerciais, em pontos de Drive-thru compartilhado. Basta que os lojistas se organizem conforme as regras”, completa.

Para ajudar os comerciantes, SINCOVARP e CDL RP desenvolveram uma cartilha eletrônica pioneira com o passo a passo de como montar um Drive-thru conforme as regras previstas pelo decreto. Criaram também um modelo de quadro de aviso sobre as formas de atendimento nas lojas. Desde maio o material está disponível para download gratuito nos sites das duas entidades (www.sincovarp.com.br e www.cdlribeiraopreto.com.br), clicando botão “Materiais para Download”.