20 de julho é Dia do Biscoito. Sabor é o principal motivo de compra do brasileiro

Estudo realizado pela Kantar revela as principais tendências de consumo do alimento

A ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) divulga hoje, 18/07, os dados da segunda edição da pesquisa sobre hábitos de consumo de biscoito, realizada pela consultoria Kantar WorldPanel. Seja um cookie, recheado, cream-craker ou maisena, entre diversos outros tipos, este alimento está presente em 99,7% dos lares brasileiros e ganhou uma data especial para homenageá-lo: 20 de julho é o Dia do Biscoito.

Assim como em 2016, a consultoria acompanhou durante o último ano a rotina de 11.300 domicílios que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas pelo Brasil.

Os dados levantados apontaram os principais motivos de compra na hora de buscar os biscoitos nas prateleiras: 56% dos consumidores gostam dos sabores e prezam pelo prazer do momento que ele proporciona, enquanto 9,5% dão preferência para experimentação das novidades.

“Os biscoitos são alimentos práticos e versáteis. Nas gôndolas dos mercados nós encontramos dos mais nutritivos aos indulgentes. A indústria se inova para buscar ingredientes que destacam cada vez mais a saudabilidade destes produtos e atendam as necessidades dos consumidores, sem afetar o sabor”, ressalta Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI.

O estudo apontou que 42% das ocasiões de consumo são feitas por pessoas entre 11 a 29 anos (em 2016, 56% representavam jovens de 15 aos adultos de 34 anos); na segmentação por classe socioeconômica, 50% dos consumidores são da classe C, 27% DE e 23% AB, igual ao observado no estudo anterior.

Durante a semana (segunda a sexta-feira) continua sendo o período de destaque para o consumo, quando 71% compraram estes produtos. Deste total, 38% buscaram o alimento em super e hipermercados, 24,9% em mercearias e estabelecimentos de bairros e 2,5% em lojas de conveniência. O lanche da tarde é o momento mais relevante, representando 52% das ocasiões de consumo.