New year, new hair! 3 cortes de cabelo que vão bombar em 2020

Hora de passar a tesoura! Muitas mulheres encaram a virada de ano como uma oportunidade perfeita para dar aquela repaginada no visual. Para ajudar quem está na dúvida sobre qual corte escolher, a Daniele Carlim, instrutora do curso de cabeleireiro do Instituto Embelleze, mapeou as três maiores tendências para o ano e preparou dicas valiosas sobre quais sãos os cortes que combinam mais com cada tipo de rosto. Confira!

Pixie Cut, o radical

Sem essa de dois dedinhos! Através do movimento da transição capilar e da autoaceitação, que marcou o último ano promovendo um reencontro das mulheres com os fios naturais, o estilo de corte popularmente conhecido como “joãozinho” ganhou muito destaque e promete se manter firme e forte nos pedidos para 2020. “Além de super moderno e despojado, o corte pixie também é extremamente prático. Uma ótima escolha para essa temporada de calor, os fios bem curtinhos podem ajudar a encarar as altas temperaturas com mais frescor e conforto.”, indica Daniele Carlim, instrutora do curso de cabelereiro do Instituto Embelleze, maior rede franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza.

Com o passar o tempo, o estilo abandonou a ideia de simplesmente cortar os fios bem curtinhos e foi ganhando variações imponentes e cheias de estilo. “O pixie cut se baseia em cortar fios curtos na região da nuca e manter uma franja lateral, que pode ser usada livremente ou aplicar gel ou creme modelador para criar uma espécie de topete”, ensina o profissional.

Democrático, o estilo combina com quase todos os tipos de rostos e texturas dos fios. Porém, as feições que se adequam com mais facilidade ao cabelo acima das orelhas são os rostos com ângulos retos, como os quadrados, retangulares e triangulares, pois os traços são valorizados ao manter livres as regiões do queixo e do pescoço.

Franjinha reta, a vintage

Entre moda, make e cabelos, o retorno das tendências dos anos 80 e 90 também está fazendo a cabeça das mulheres. Esse movimento trouxe de volta um estilo de corte que foi pouco explorado nos últimos anos, a franjinha. Voltou e voltou para ficar!

A franja reta traz um ar mais jovial e delicado para os rostos. É ideal para os formatos ovais e retangulares, pois ameniza os traços largos e diminui a região da testa. Por outro lado, o estilo deve ser evitado por quem possui um rosto muito redondo, pois os traços tendem a ser extremamente simétricos e a franjinha pode deixar a feição muito estreita. “Uma mulher de rosto redondo pode utilizar a variação mais curta da franja reta, a baby bang. Nesse caso, os fios são cortados alguns dedos acima da região das sobrancelhas, garantindo espaço e amenizando o formato arredondado.”, instrui Daniele.

Short bob, a estrela

“Hoje, quando se fala em mudar o visual, a grande maioria das mulheres pensa nos cortes mais curtos. Já é possível notar que essa é uma tendência que se instalou nos salões de beleza e promete se manter firme e forte por alguns bons anos. O estilo long bob esteve no top do ranking entre os pedidos por bastante tempo, mas a sua versão bem mais curtinha, o super short bob promete conquistar o posto”, comenta o profissional do Instituto Embelleze.

Ao contrário do long bob, corte na altura dos ombros, o super short bob está entre as orelhas e o queixo. Os fios são propositalmente desconectados no melhor estilo “acordei assim!”. Dos cacheados aos lisos, o corte caiu bem em todos os tipos de rostos e cabelos, pois evidencia dos traços mais marcantes. “Ele é perfeito para quem já possui mais volume nos fios, como as mulheres cacheadas e onduladas. Já, para quem possui fios lisos, o ideal é investir em produtinhos que tragam volume como os sprays para conquistar o efeito desejado”, ensina o profissional.