Conheça os benefícios da depilação com cera quente

Artista da Singu explica a eficácia da técnica para combater os pelos

A depilação, método da extração do pelo humano, é uma prática muito comum entre homens e mulheres – desde 1.500 a.C – , seja pela higiene ou para manter a beleza em dia. Há diversas formas de realizar a retirada dos pelos, entre elas a cera quente. Segundo a depiladora Patrícia Oliveira, que atende pela Singu, marketplace de beleza e bem-estar, a técnica oferece diversos benefícios, como agilidade e retirada dos pelos indesejados pela raiz, fazendo com que demorem mais para crescer.

De acordo com um estudo realizado pelo instituto PiniOn, plataforma de pesquisa mobile e web, o Brasil tem uma das maiores frequências de depilação do mundo – uma média de 8 vezes por mês, somando diferentes partes do corpo. “O bom de se depilar com cera é que o pelo demora mais para crescer, cerca de 20 dias. Sendo que, com a lâmina, é preciso se depilar mais vezes, já que volta entre 1 e 7 dias. Além disso, os pelos ficam mais finos e mais fáceis de serem eliminados, causando menos dor”, afirma Patrícia.

A depilação com cera proporciona um efeito que deixa a pele mais lisa e possibilita a praticidade de ser feita no conforto de casa. A cera quente também diminui a dor, pois dilata os poros “O procedimento também apresenta um custo x benefício interessante, porque é um recurso que cabe no bolso e não exige manutenção frequente”, pontua a depiladora.

Diferentemente de técnicas como a lâmina ou cremes depilatórios, por exemplo, a depilação feita com a cera evita que a pele escureça, o que incomoda muitas pessoas no momento de expor o local que foi depilado.”Este método é muito versátil, pois pode ser aplicado em todas as regiões do corpo”, conclui a especialista. Outra questão que gera incômodo são os pelos encravados e uma alternativa para evitar esse problema é tomar um banho bem quente antes de fazer a depilação. A água quente ajuda a dilatar os poros, fazendo com que facilite o processo .

Segundo Patrícia, há um receio de o material queimar a pele por conta da alta temperatura e, por isso, é fundamental realizar o procedimento com um profissional qualificado e que respeite a sensibilidade de cada pele. Alguns cuidados, como evitar tomar sol no local e tomar banho com água morna são essenciais para manter longe da região a aparição de bolinhas indesejadas. “Higienizar o local que foi depilado, evitar o uso de cremes hidratantes e dar preferência à roupas mais largas também faz diferença no resultado”, conclui a depiladora.